A 3.ª edição da Rota Vale do Alcoa decorreu, este dia 6, na freguesia de Évora de Alcobaça, e voltou a reafirmar-se como um dos eventos emblemáticos do concelho. Como habitual, o percurso fez-se por quatro freguesias diferentes (Alcobaça e Vestiaria, Évora de Alcobaça, Aljubarrota e Maiorga) e contou com mais de 500 participantes.
“Superámos os números das edições anteriores, apesar da chuva a edição correu bastante bem e, no final, vi que os participantes gostaram do percurso, da forma como estava marcado e de como tudo estava organizado”, analisa o presidente da Junta de Évora de Alcobaça, Fernando Azeitona, que faz um balanço “muito positivo” do evento.
“Além da prática desportiva, tivemos uma grande preocupação em fazer passar os percursos por zonas muito bonitas, de modo a promover as paisagens das freguesias”, explica um dos responsáveis da organização. João Pereira salienta também que esta edição ficou marcada pela evolução tecnológica. “Houve um incremento de cuidado com a cronometragem, nomeadamente, um maior número de postos de controlo, ao longo de todo o percurso”, afirma.
Pela primeira vez também vários troços do percurso de BTT eram comuns aos da caminhada, algo que, de acordo com João Pereira, foi muito elogiado pelos participantes. “Normalmente os percursos eram separados, mas este ano decidimos ligá-los e as pessoas acharam muita piada ao facto de poderem espreitar as outras provas”, sublinha.
A Rota Vale do Alcoa premiou atletas de vários escalões na caminhada e nas várias modalidades de BTT.