O início do novo ano pastoral marcou o “nascimento” do grupo “Amigos do Centro”, na Paróquia da Vestiaria. A iniciativa tem como objetivo fomentar novas dinâmicas na localidade, tendo também já um projeto principal em vista: o início da reabilitação do antigo centro paroquial, localizado ao lado da igreja matriz daquela localidade.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Uma vez que temos um espaço de enorme utilidade como este na paróquia, queremos requalificá-lo para continuar a servir a comunidade”, justifica o pároco da Vestiaria. O espaço, que deixou de ser o Centro Paroquial por não cumprir as normas impostas pela Segurança Social, terá, segundo Tiago Roque, como finalidade “albergar a catequese nas várias salas nos pisos superiores e apoiar em eventos como na Festa de Nossa Senhora da Ajuda”, mas há também um sonho. “Temos a aspiração que o espaço também possa ser um lugar de repouso para os peregrinos que se dirijam a Fátima. Existem meios para isso e queremos que seja uma realidade”, revela o sacerdote.
Neste momento, o processo está mesmo numa fase embrionária, tendo a intervenção sido avaliada recentemente. “Ao trazermos o empreiteiro aqui ao centro, percebemos que a obra terá de começar pela requalificação do telhado e temos esse como o primeiro plano”, informa Tiago Roque, estimando que a reabilitação daquela parte da infraestrutura deverá ficar orçada em 100 mil euros. Tudo o resto que poderá vir “será por acréscimo” e feito de uma forma faseada.
“Sabemos que o valor referido é grande, mas é um desafio para este grupo porque começámos com a conta a zero e temos vindo a fazer doces e compotas para adquirir alguns fundos”, começa por explicar o pároco, de 30 anos, que é também membro do grupo autónomo dos outros já existentes. “Tudo o que fizermos vão servir especificamente para esta finalidade. As outras comissões já existentes na nossa paróquia continuam a funcionar de forma independente, fazendo as suas iniciativas para angariar fundos para as respetivas metas”, esclarece.
Na sequência de toda esta dinâmica, o grupo “Amigos do Centro” tem uma grande atividade já pensada para dia 10 de novembro: o magusto paroquial da Vestiaria, que terá sopa da pedra, bifanas, sobremesa e, claro, as típicas castanhas e a famosa água pé. Além disso, no horizonte estão também outras atividades a realizar no próximo ano, como, possivelmente, o canto das Janeiras.
O grupo, atualmente constituídos por cinco elementos, em que se incluem os membros da Comissão das Obras, promete realizar várias atividades na Vestiaria, não só para a finalidade proposta, como também para agregar toda a comunidade local.
O espaço será mais uma alternativa de apoio à paróquia, depois da construção do Centro Paroquial de Assistência Nossa Senhora da Ajuda, localizada na Rua da Piedade.