Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Doce novembro

Data:

Partilhar artigo:

Novembro, por si só, tem motivos de sobra no que toca a celebrar

Teresa Radamanto

No calendário, novembro marca a transição entre o outono e o inverno; os dias tornam-se cada vez mais curtos e as noites cada vez mais frias. É tempo de voltar a acender a lareira, enquanto tiramos as meias e as camisolas de lã da gaveta!

Mas o frio que se faz sentir é somente lá fora. Dentro de nós é tempo de calorosa efusividade! Novembro acende em nós a chama da celebração! Afinal aproxima-se a quadra mais festiva do ano; mas não se fica por aqui! Novembro, por si só, tem motivos de sobra no que toca a celebrar. Se não vejamos; em novembro celebramos Todos os Santos enquanto recordamos saudosamente os Finados; celebramos o mar e a unicidade do mediterrâneo, ambos fontes de vida; celebramos a Justiça Europeia, os direitos humanos e a Filosofia; celebramos a floresta nacional, a bolota e a castanha; celebramos as vinhas e fazemos o magusto. Em novembro, também celebramos a nacionalidade da língua gestual e os direitos das crianças de todo o mundo.

Além de todos estes fervorosos motivos a atualidade do mês corrente também se desdobra em tópicos relevantes que importa estar atento. A diversidade nos conteúdos curriculares de cidadania; a violência atípica nas ruas do país; e a possibilidade de quebrarmos paradigmas políticos a nível mundial! São tempos entusiasmantes os que agora vivemos. Inflamados; é certo; mas relevantes para a ansiada mudança que se deseja maioral. Em novembro vivemos uma transicionalidade generalizada. Adaptamo-nos ao que nos precede enquanto nos preparamos para o recolhimento reflexivo da nova estação.

Região de Cister - Assine Já!

No mês em que damos “graças” importa exaltar a gratidão enquanto reconhecemos o que de verdade importa nas nossas vidas! Que seja um novembro doce, tão doce como os saborosos frutos da estação, para que logre a sua vida em pleno. Um doce novembro para todos vós!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Primeira Página

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!