A obra “Dicionário da Identidade Nazarena: Subsídio para uma Gramática do Falar da Nazaré”, da autoria de José Soares, vai ser lançada no próximo sábado, na Biblioteca Municipal José Soares, às 16:30 horas.
A sessão literária sobre o livro do escritor, poeta e investigador nazareno, falecido em dezembro do ano passado, aos 101 anos de idade, está inserida na programação das celebrações do 16.º aniversário da Biblioteca Municipal, que arrancou ontem com uma sessão de contos em pijama para os mais novos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Trata-se de uma obra singular que celebra e preserva a riqueza do falar da Nazaré”, sublinha a organização, através de um comunicado. Na ocasião, decorre uma conversa sobre a temática, moderada pelo escritor José Fanha e que conta com a participação de Maria do Carmo Vieira, Jacinto Pascoal, Mário Galego, Jaime Rocha e José Fanha.
Nome incontornável da cultura nazarena, José Soares recebeu no dia 24 de maio do ano passado, data em que assinalou um século de vida, uma homenagem do Município que atribuiu o seu nome à biblioteca da Nazaré, passando o equipamento a designar-se, desde então, Biblioteca Municipal José Soares.
Com uma série de obras editadas dedicadas à sua terra natal, o nazareno estreou-se na literatura com a publicação do livro “Ventania”, no ano de 1960. O percurso de José Soares ficou também marcado por uma breve incursão pela pintura de cariz experimental, da qual resultaram alguns trabalhos, a maior parte deles desconhecida do público.
O 16.º aniversário da Biblioteca Municipal da Nazaré vai ser assinalado nos próximos dias com tantas outras iniciativas destinadas aos diversos públicos.
Entre os destaques das celebrações estão também as sessões de leitura e as conversas com diferentes autores da região e ainda as sessões de contos para famílias dinamizadas pela contadora de histórias Estela Lopes. Os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Nazaré também estão incluídos nas comemorações, através da participação no encontro com o escritor José Fanha que irá falar sobre leituras, livros, autores e bibliotecas.
A Biblioteca Municipal propõe ainda uma feira do livro que será inaugurada amanhã, às 15 horas, e em que a moeda de troca para a aquisição de livros são outros livros.