Já há a tradição por esta época do ano no Centro Escolar de Alcobaça de decorar uma árvore de Natal gigante. Este ano, foram cerca de cinco metros de altura decorados com mais de mil retalhos quadrangulares de lã, que uniram a comunidade escolar e respetivas famílias.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Partimos da vontade de fazer qualquer coisa que envolvesse a comunidade. Sabiamos que a ideia dos retalhos de lã ia ser muito demorada e por isso pedimos a colaboração aos pais e também a entidades como lares”, começa por explicar o professor Manuel Calado, porta-voz do grupo de professores envolvidos na iniciativa. A verdade é que a adesão da comunidade foi “extraordinária” e superou as expectativas dos professores de tal forma que sobraram retalhos para decorar o espaço à volta da árvora de Natal.
Esta atividade enquadrou-se no projeto do Agrupamento de Escolas de Cister, “O Mundo Todo na Minha Escola”, e também no Plano Nacional das Artes, tendo sido, por isso, “muito mais do que uma simples árvore de Natal”. Paralelamente, foi também uma forma de aproximar as crianças aos pais e, principalmente, aos mais velhos. “Muitas crianças partilharam connosco que ajudaram os avós na confeção dos retalhos”, afirma o professor do 1.º ciclo do Centro Escolar de Alcobaça.
O projeto ligou as crianças à tradição secular do crochê, numa aproximação de gerações, que tem vindo a ser colocado em prática nos últimos anos com iniciativas que levam turmas aos lares.
Com uma árvore de Natal tão especial, os cerca de 400 alunos não podiam entrar na quadra de melhor maneira.