Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós recolheram mais de 18 toneladas (18.656 quilos) de bens alimentares na campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que decorreu no passado fim de semana e que incidiu essencialmente nas grandes superfícies comerciais.
Na região Oeste, o concelho de Alcobaça foi apenas superado pelo município de Caldas da Rainha. No total, foram recolhidas mais de 12 toneladas (12.215 quilos) no concelho de Alcobaça. Já no concelho da Nazaré, a recolha de bens alimentares resultou numa doação de 3.625 quilos. Na região Oeste, esta campanha é promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste (BAO), tendo sido recolhidos nos supermercados 52.039 quilos de alimentos nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.
No concelho de Porto de Mós foram recolhidas 2.816 quilos de alimentos, num total de 79.857 quilos recolhidos pelo Banco Alimentar de Leiria-Fátima.
Os resultados obtidos, que não incorporam ainda a campanha Vale e a campanha online, foram “bastante superiores” (+9,1%) aos do ano anterior e “mesmo não tendo sido possível estar presentes em todas as superfícies, devem-se não só à generosidade de todos quantos doaram bens alimentares, mas também aos cerca de 1100 voluntários que, nas superfícies comerciais, nos transportes e armazém do BAO, deram o seu tempo e energia a esta ação e à concretização de valores de solidariedade”, salienta o Banco Alimentar do Oeste, em comunicado. “Para mais de 380 mil portugueses, o melhor presente é a sua ajuda” foi o lema da campanha deste ano, numa referência à quantidade de pessoas apoiadas com alimentos no ano passado através de 2.400 instituições de solidariedade social do País.