Dá pelo nome de “Coworking Space Alcobaça” o novo espaço de coworking da cidade, que que pretende criar uma comunidade empresarial, dando uma resposta às soluções de trabalho flexíveis e colaborativas da região. O espaço abriu no início deste ano, na Rua Luís de Camões, junto aos Bombeiros.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Como o meu trabalho é 100% remoto procurava um espaço de coworking em Alcobaça, mas a oferta era reduzida ou o que havia estava lotado”, explica Tiago Jorge, que se mudou para Alcobaça há cerca de um ano, depois de casar com a alcobacense Mariana Jorge, que também gere o negócio do coworking. Tiago Jorge foi cliente de vários espaços de cowork em França, onde esteve emigrado cerca de três anos, e trabalhando na área de marketing para uma empresa dinamarquesa, sentiu necessidade de encontrar um espaço para trabalhar. “Decidi juntar o útil ao agradável, encontrando e remodelando um espaço para que outras pessoas com as mesmas necessidades possam trabalhar com excelentes condições”, explica o digital marketing manager, que também usa o “Coworking Space Alcobaça” como espaço de trabalho.
Pensado para profissionais independentes, freelancers, pequenas empresas e até equipas maiores, o Coworking Space Alcobaça conta com cinco gabinetes privados; cinco boxes de trabalho partilhado e individuais; um espaço exterior para esplanada; uma copa equipada, duas casas de banho e ainda estacionamento gratuito.
“Este espaço de coworking não é apenas um local para trabalhar, mas uma plataforma para promover a colaboração, inovação e desenvolvimento local”, reforça o mentor do projeto. A ideia passa por “criar um ecossistema onde profissionais possam partilhar ideias, construir redes de contactos e impulsionar os seus projetos”, acrescenta Tiago Jorge, natural de Oliveira do Hospital, para quem este projeto “incentiva a retenção de profissionais na área, evitando que estes tenham de recorrer a outras cidades para encontrar soluções de trabalho modernas”.
O Coworking Space Alcobaça funcionará ainda como um ponto de encontro para eventos, formações e workshops, “incentivando a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas ideias”, vinca.
O projeto destaca-se pela flexibilidade de utilização – “qualquer gabinete ou espaço poderá ser alugado por um ano ou por 24 horas” – e pela autonomia, uma vez que o espaço não tem um horário de abertura e de fecho. “Cada cliente poderá usar o seu espaço com a liberdade de horários que pretender”, assume Tiago Jorge. Os preços mensais podem variar entre os 150 euros por um espaço individual e os 350 euros por um gabinete. “Não há fidelização”, acrescenta o responsável pelo negócio, que prevê ainda a criação de cacifos na área comum e o acesso dos espaços por códigos.