Miguel Tereso, emigrante natural da freguesia de Évora de Alcobaça, radicado desde 1986 em Long Island
foi eleito presidente do Portuguese-American Center of Suffolk (PACS), sediado no município nova-iorquino de Farmingville, em Long Island.
Com cerca de três décadas de associativismo, Miguel Tereso assumiu pela primeira vez um cargo diretivo no PACS em 2015, como vice-presidente de Jack Cunha; em 2017 seria vice-presidente da direção de Abel da Ponte, no ano seguinte da de Jack Silva, em 2019 e 2022 da direção de Leontina Rodrigues e em 2023 da de Maria Portal.
“Tenho um profundo orgulho em assumir este cargo, sobretudo depois da confiança que os associados depositaram em mim. Vou tentar corresponder à expectativa de que poderei ser uma mais-valia para a casa, dando o meu melhor”, referiu Miguel Tereso, em entrevista ao jornal Luso-Americano, na sede do PACS. “O nosso objetivo é servir a comunidade lusa e os associados da melhor forma possível e tal só se fará com a colaboração de todos”, refere o eborense.
O PACS de Farmingville conta com cerca de meio milhar de membros, tendo o Rancho Folclórico “Aldeias de Portugal”, a Escola “Antero de Figueiredo”, uma equipa de futebol, um grupo de jovens e um restaurante aberto de segunda-feira a domingo. coletividade foi fundada a 1 de abril de 1976, caminhando para o meio século de existência.