A Herdade do Sol, localizada na Vestiaria, tem vindo a crescer nos últimos quatro anos com um conceito inovador na região: a equitação natural.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O projeto, liderado por Thora Andreesen, tem como principal objetivo promover o bem-estar dos animais, adotando uma abordagem mais respeitosa e menos centrada na vertente desportiva da equitação.
O espaço oferece uma ampla variedade de atividades, como eventos, batismos de sela, passeios a cavalo, aulas de equitação e até festas de aniversário.
Além disso, a Herdade do Sol dispõe de alojamento para equinos, debaste e ensino especializado na formação de cavalos.
No entanto, Thora Andreesen, que nasceu na Alemanha e se mudou para a Vestiaria com 1 ano de idade, não quer que o projeto se transforme numa indústria, mas sim numa experiência genuína tanto para os animais como para os cuidadores.
Desde pequena, aprendeu a “linguagem do cavalo” e percebeu cedo que a sua profissão seria trabalhar com esses animais. Após concluir a formação na área e trabalhar como professora de equitação, inclusive na Irlanda, Thora Andreesen sentiu que o mundo da equitação estava muito focado no desempenho desportivo, muitas vezes em detrimento do bem-estar dos cavalos.
Após ser mãe e trabalhar como professora de crianças, decidiu mudar de rumo e criar um projeto à sua medida. “Quis fazer algo que desse a conhecer o animal, tanto às crianças como aos adultos”, explica. Foi assim que surgiu a Herdade do Sol.
Com a ajuda de uma tia, comprou a propriedade, um espaço que estava em ruínas, sem água ou luz. “Foi o primeiro terreno que vi e apaixonei-me pelo espaço.
Vi ali muito potencial”, revela. Durante um ano, decorreram as obras de construção dos estábulos para os cavalos e das áreas de paddocks, onde os animais podem andar à solta, e também do restauro da casa para onde se mudou com os dois filhos.
A escola de equitação conta com 25 alunos e 17 cavalos, além de dois burros, galinhas, raposas, cabras e até um gato, num terreno de 4 hectares.
A Herdade do Sol também participa em competições, mas sempre com o objetivo de promover o bem-estar dos animais, sem perder de vista a filosofia de equitação natural.
Em paralelo, está em desenvolvimento um projeto de turismo rural, com a construção de duas casas de madeira que deverão estar concluídas até junho.
No futuro, Thora planeia criar uma horta no local, ampliando ainda mais a experiência de imersão na natureza.
Além disso, a Herdade do Sol também tem aberto as portas do espaço a lares e escolas da região, permitindo que crianças e adultos conheçam o mundo dos cavalos e aprendam sobre o seu cuidado e necessidades.