O Grupo Desportivo da Martingança recebeu, nos passados dias 15 e 16 de março, a primeira etapa do Circuito Nacional de Inline Freestyle, uma competição em que os atletas da casa arrecadaram três primeiros lugares, cinco segundos e seis terceiros, num total de 14 pódios.
Na prova, dividida em várias componentes e escalões, estiveram presentes atletas das três equipas existentes atualmente em Portugal, sendo o GDM uma delas e as outras duas oriundas do Algarve.
A coordenadora do Inline Freestyle do GDM, Mónica Macedo, assumiu o projeto ainda na época passada, com a missão de “não deixar terminar um projeto na Martingança foi pioneira, mas acima de tudo, pelos atletas”, já que “alguns já estavam a pensar desistir”.
O clube está apostado em dar novo impulso à modalidade, nomeadamente através da captação de novos atletas.
“Somos apenas três equipas a nível nacional, e é fundamental apostar no crescimento. Somos um grupo unido, com tarefas atribuídas e definidas, o que facilita em muito o trabalho de todos”, avalia a coordenadora.
Entre os objetivos do GDM na modalidade está o aperfeiçoamento das técnicas, bem como das capacidades física e mental dos atletas.
“A parte mental é fundamental devido à necessidade de concentração e foco no decorrer das provas”, sublinha Mónica Macedo, que prepara a formação para o campeonato a disputar em São Brás de Alportel, no Algarve, de onde o GDM quer “trazer mais algumas medalhas e melhorar o resultado do ano passado”.
O clube está ainda apostado em participar na Liga Europeia de Clubes, que Faro acolhe este ano, na interrupção letiva da Páscoa.
“É ganhar experiência e conhecer a realidade de outros países”, resume Mónica Macedo.