A Vertigem Associação para a Promoção do Território vai apostar na criação de um insetário. A associação, sediada na Portela Vale Espinho, na União das Freguesias de Arrimal e Mendiga, pretende instalar este projeto na antiga escola primária da Bezerra, com o intuito de dar a conhecer muitas das espécies de insetos que existem no concelho de Porto de Mós.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O local deverá poder ser visitado a partir do próximo ano.
O presidente da Vertigem Associação para a Promoção do Território explicou ao REGIÃO DE CISTER que este projeto surge no seguimento do interesse da comunidade ao Centro de Interpretação da Abelha e do Mel (CIAM), localizado na antiga escola primária do Poço da Chainça.
“Com aquele projeto tivemos uma adesão muito grande por parte das escolas, dos professores, de grupos informais, de pessoas que querem visitar o centro e aprender um pouco sobre a questão das abelhas”, expôs Rui Cordeiro.
“Notava-se uma atenção muito particular quando as pessoas eram confrontadas com esta situação de que há outras abelhas para além das abelhas do mel. E, portanto, surgiu a ideia de tentarmos promover também a questão dos insetos”, aponta o dirigente.
O insetário motivará um investimento na ordem dos 20 mil euros, sendo que 4 mil serão financiados com um apoio da Câmara de Porto de Mós e o valor restante será obtido com recurso a verbas da tesouraria da associação e de outros patrocinadores.
O espaço será “um centro interpretativo”, onde a associação “através de visitas guiadas” vai “dar a conhecer diferentes tipos de insetos”. Em termos logísticos, o local deverá funcionar à semelhança do CIAM.
“Vamos ter maquetes de grande dimensão para dar uma ideia do detalhe, da anatomia, da forma como eles se reproduzem, do seu aspeto, das suas diferentes utilidades, seja no espaço exterior, seja no espaço interior”, detalha Rui Cordeiro.
Além disso, haverá ainda um conjunto de painéis informativos e maquetes com “algum movimento para dar a ideia de como é que cada inseto voa e se multiplica”.
Com este projeto, a Associação Vertigem quer também estimular a economia local e dar vida à aldeia, seguindo, uma vez mais, o modelo implementado no CIAM, pretendendo disponibilizar no insetário produtos feitos por pessoas locais para venda.
O centro interpretativo e interativo previsto vai ocupar “a maior parte” da antiga escola primária da Bezerra, estando uma parte destinada a serviços administrativos.
O espaço contará ainda com três a quatro casas de banho para dar maior fluidez aos visitantes, principalmente quando se tratam de crianças.
A Vertigem Associação para a Promoção do Território conta com 108 associados, operando exclusivamente através de trabalho voluntário.
Para 2025, está previsto o lançamento da 4.ª edição do guia ara a marca a Discover Porto de Mós, que este ano compila várias espécies de borboletas características do concelho, e a publicação de uma obra para crianças e professoras que aborda a importância da fauna e da flora silvestre para os olivais.