”Monólogo no Purgatório” é o título do livro que assinala a estreia do beneditense João Manuel Mateus na literatura e que retrata os últimos minutos de vida de um judeu num massacre dos nazis numa cidade próxima à capital da Polónia, no final da Segunda Guerra Mundial.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Editada pela Chiado Books, a obra fictícia, baseada em factos reais, narra o pior momento da vida de Samuel Cohen, que, após acordar forçadamente, percebe que não voltaria a ver novamente a luz do dia e que a família acabaria por vir a sofrer com o mesmo fim.
Os seus últimos pensamentos são conhecidos ao longo desta história intrigante, que volta atrás no tempo e recorda as conversas que o protagonista teve com algumas das pessoas mais importantes da sua vida, como o pai, a mulher ou o melhor amigo.
“Idealizei uma personagem que se arrepende da vida que teve e de muitas atitudes que tomou, que recorda os momentos mais marcantes e que faz uma reflexão e uma introspeção sobre certas decisões que poderiam ter feito toda a diferença.
No fundo, é o último julgamento de Samuel Cohen antes de partir”, refere o autor, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“Sempre tive bastante interesse e curiosidade pela mente humana e tentei imaginar o que poderia passar pela cabeça de um judeu que foi vítima de uma atrocidade como esta”, acrescenta o jovem escritor que ingressou recentemente no curso de Psicologia da Universidade Europeia.
Inspirado por autores como Fiódor Dostoiévski ou Lev Tolstói, João Manuel Mateus constrói histórias que exploram as profundezas da mente e da alma.
Além de desvendar os pensamentos e os arrependimentos de um homem comum no leito de morte, ”Monólogo no Purgatório” propõe uma análise profunda sobre as razões que levam o ser humano a cometer crimes contra a humanidade.
Depois do primeiro livro, cujo lançamento foi assinalado no passado dia 8, no espaço Sohoclub, em Lisboa, o futuro psicólogo já se encontra a escrever a história da próxima obra, que irá abordar o sentimento de culpa e que deverá estar disponível nas principais livrarias nacionais a partir do final do próximo ano.