O turquelense Avelino Lopes está de regresso com uma nova proposta literária, cerca de dois anos após o lançamento do livro “A Reconciliação”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“As Guerras dum Dançarino Acidental” descreve a ligação do autor com dança ao longo de quase duas décadas e, em simultâneo, relata os momentos vivenciados durante a guerra colonial, em Angola, que guarda na memória. A obra biográfica editada pela Cordel d’ Prata, disponível nas principais livrarias nacionais desde o início do passado mês, vai ser apresentada no próximo domingo, em Óbidos, no âmbito da 1.ª Prova do Circuito Ibérico e Nacional de Dança Desportiva.
O turquelense cumpriu serviço militar naquele país do continente africano entre 1972 e 1974 e, bem mais tarde, iniciou-se na dança desportiva, com a qual mantém uma relação até hoje, aos quase 80 anos de idade. Em Portugal, chegou a disputar duas taças e uma supertaça e a participar em campeonatos regionais em danças latinas e em danças standard. Além-fronteiras, estreou-se num campeonato do mundo.
É através deste terceiro livro que mostra o paralelismo entre os desafios das pistas e os da guerra, numa análise sobre estes dois mundos que, sendo contraditórios, têm algo em comum. “As duas experiências apresentam uma carga forte do ponto de vista emocional”, sublinha o autor, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Tentei abordar assuntos sérios de uma forma leve e divertida”, acrescenta.
Depois do lançamento, a compilação destas vivências vai ser apresentada na Feira do Livro da Benedita, no próximo mês.
Avelino Lopes estreou-se na escrita com o “Livro de Ouro do Hóquei Clube de Turquel”, que resultou de dois anos de investigação e que foi publicado em 2014. Em 2023 foi publicada “A Reconciliação”, obra que dá a conhecer uma investigação policial à misteriosa morte de um polémico político português, propondo ao leitor uma reflexão profunda sobre vários temas da atualidade.
Uma aventura em Turquel serve de mote para uma das suas próximas obras que junta ficção e factos reais, baseados em aspetos recentes da história da vila e na memória pessoal do autor.