A partir deste sábado, reúnem-se em Alcobaça alguns dos mais conceituados e talentosos acordeonistas do mundo para mais uma Semana Internacional do Acordeão. A iniciativa, que volta a pôr em destaque o instrumento, apresenta um conjunto de concertos de entrada livre, assim como masterclasses, conferências e concursos que aliam as vertentes artística e pedagógica e promovem a partilha e o intercâmbio entre renomados músicos, artistas emergentes e jovens aprendizes.
A abertura da 28.ª edição do evento, organizado pela Associação de Acordeão de Portugal e pelo Município de Alcobaça, é assinalada com a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, que atuará no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, às 21:30 horas, sob a direção de Vítor Pastor.
A programação prossegue na próxima quarta-feira, com um concerto no Mosteiro de Alcobaça, às 22 horas, que tem como protagonistas Catarina Querido, o músico sérvio Aleksandar Radovic, vencedor do Festival Accordéons-Nous, na Bélgica, e o lituano Jonas Vozbutas, vencedor do International Accordion Competition (Lituânia).
Ao longo da semana, passam também pelo monumento Rúben Rodrigues, Stefan Dimitrijevic (Sérvia) e Pedro Santos, premiados na última edição, Inês Vaz, considerada uma das mais talentosas acordeonistas portuguesas, e ainda o duo Soukaras & Palena, composto por músicos da Grécia e da Argentina.
De regresso ao Cine-teatro, o evento propõe, no próximo dia 17, às 21:30 horas, um concerto de música ligeira que junta em palco acordeonistas como Roberto Lucanero, Tiago Pirralho, Tino Costa, Andreia Rodrigues, Francisco Antunes, entre outros.
Em simultâneo, nos dias 17 e 18, realizam-se o 28.º Troféu Nacional e 9.º Concurso Internacional de Acordeão, destinados a músicos de câmara, duos, trios, quartetos e orquestras. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 18, após o concerto no Cine-teatro, com início às 15:30 horas, que assinala o encerramento da Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2025”.