Emanuel Souto é o novo comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto (AHBVSMP).
Este conteúdo é apenas para assinantes
O antigo adjunto do comando, de 35 anos, tomou posse no dia 3 de maio, sucedendo no cargo a João Bonifácio. O celense iniciou-se como cadete da associação em 2005, tendo ali, ao longo das últimas duas décadas, desempenhado várias funções. Em 2020, foi promovido a adjunto do comando, cargo que desempenhava desde então.
“É, acima de tudo, uma grande responsabilidade e para a qual olho com uma visão de futuro. Ou seja, o que pretendo, a partir de hoje, é dar alguma estabilidade aos Bombeiros em termos daquilo que vai ser o futuro”, afiançou ao REGIÃO DE CISTER. “Se não começarmos a trabalhar no futuro, no presente vamos perder os alicerces daquilo que poderá ser a sustentabilidade da casa em termos do corpo ativo”, acrescentou Emanuel Souto.
E apostar no “efetivo”, sempre com perspetiva de crescimento, é uma das bases da nova liderança. “Temos 17 novos recrutas, entre cadetes e estagiários, que, a curto e médio prazo, poderão estar prontos para se tornarem efetivos e, assim, substituir alguns elementos que estejam a atingir o limite de idade de permanência no quadro ativo”, notou o bombeiro, licenciado em Proteção Civil e mestre em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos.
O antigo adjunto, que possui ainda formação especializada em fogo controlado, explicou que, de momento, o corpo de bombeiros conta 47 elementos e que uma das missões mais prementes passa também por manter o “corpo de bombeiros motivado”. “Queremos trazê-los para junto de nós”, assegurou, refletindo que o futuro avizinha-se desafiante: “em termos práticos, os bombeiros têm a mesma missão, mas cada vez temos mais eventos que nos obrigam a sair da rotina”, antecipou.
E, para corresponder, é necessário continuar o processo formativo, uma das apostas que o novo comandante elenca como mais importantes para o sucesso da missão humanitária. “Temos de conseguir motivar a equipa para dar uma resposta eficaz. E, existindo essa resposta, a população fica satisfeita, tal como nós”, disse.
Sobre mudanças pensadas para os próximos tempos, Emanuel Souto elencou ajustes pontuais, e que são comuns a todas as corporações e infraestruturas, repisando a importância do “capital humano de que dispõe a associação” para o sucesso da missão da AHBVSMP.