Alexandre Lopes, Francisco Dias, Martim Nogueira, Pedro Alexandre, Rodrigo Valério e Teodora Martins, alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (Esdica), acompanhados pelo professor António Martins, foram duplamente distinguidos na final do CanSat Portugal 2025.
A equipa CANssini venceu dois dos oito prémios do concurso: melhor Desempenho Técnico e melhor Antena. A final decorreu entre os passados dias 1 e 4 de maio, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
A dupla conquista constituiu um feito inédito na história da iniciativa, que já conta com 12 anos de existência, tendo sido também especial pelo facto da equipa dos alunos da Esdica ter sido a única reconhecida em todo o distrito de Leiria.
Recorde-se que a 12.ª edição do CanSat desafiou os participantes a “projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante”, sendo que a European Space Education Resource Office (Esero) Portugal selecionou “os melhores projetos para lançarem o seu microssatélite num foguetão até 1000 metros de altura”.
A iniciativa foi direcionada para alunos de todo o País, sendo levada a cabo pela Esero Portugal, um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA).