Sexta-feira, Agosto 29, 2025
Sexta-feira, Agosto 29, 2025

“Nazaré Marés de Maio” volta a promover a identidade do concelho

Data:

Partilhar artigo:

O evento “Nazaré Marés de Maio” está de regresso à vila e traz novas propostas culturais destinadas a toda a comunidade. A iniciativa, organizada pela Associação Nazaré Marés de Maio, que se realiza este ano sob o mote “Nazaré, capital do mar”, apresenta, até ao final do próximo mês, um conjunto de iniciativas, entre exposições, espetáculos, workshops, encontros e conferências.

Depois do concerto da Orquestra Ligeira da Cela no Teatro Chaby Pinheiro, que antecipou as celebrações do 30.º aniversário da formação, e da inauguração de duas exposições nas escolas, a programação desta 7.ª edição prossegue com a adaptação da Oficina de Teatro da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio da peça do século XVII “As Preciosas Ridículas”, escrita por Jean-Baptiste Poquelin Molière, que estará em cena na icónica sala de espetáculos do Sítio, amanhã, às 21 horas.

Numa encenação de Tânia Chita, a comédia satiriza a altivez e a arrogância da aristocracia da época, através das personagens Magdelon e Cathos, duas jovens provincianas que ambicionam entrar na alta sociedade parisiense e rejeitam os pretendentes escolhidos pelo pai e pelo tio, convencidas de que esses homens não correspondem aos seus elevados padrões sociais e intelectuais. Depois de serem rejeitados, Du Croisy e La Grange preparam uma vingança, e as duas jovens acabam enganadas e ridicularizadas por Mascarille e Jodelet, seus criados disfarçados de nobres.

Região de Cister - Assine Já!

“Jardins Suspensos” é outra sugestão da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio no teatro. Com encenação de Carla Ribeiro, a peça, que vai ser apresentada no Teatro Chaby Pinheiro, no dia 6 do próximo mês, às 18:30 horas, gira em torno de uma adolescente de 15 anos que enfrenta os desafios da idade num ambiente familiar distante, propondo uma reflexão sobre a importância de falar abertamente sobre saúde mental.

Inauguradas na passada segunda-feira, as exposições “A Biodiversidade e Geodiversidade no S. Brás” e “O Mercado do Peixe na Nazaré: um retrato vivo da tradição e da memória” mostram o resultado dos trabalhos dos alunos do Externato D. Fuas Roupinho e da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio sobre estas temáticas locais.

Além destas opções, há ainda muito mais para ver nesta edição do Nazaré Marés de Maio, que pretende promover a cultura, a arte e a identidade do concelho, tendo o mar como denominador comum.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!