“Dinis e Isabel: Versos e Rosas” é o título do terceiro volume da coleção infantil “Pequenas Histórias de Portugal” da alcobacense Vanda Furtado Marques, que reconta alguns dos acontecimentos mais marcantes da vida do rei português e da mulher, a Rainha Santa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Depois do livro “O Milagre de Isabel e Dinis”, publicado em 2008, a escritora reescreveu a história, dando a conhecer nesta nova edição da Barca Bella outros factos relacionados com estas duas figuras célebres.
Através desta obra, os pequenos leitores ficam a saber que D. Dinis foi um importante trovador e têm acesso a uma das mais conhecidas cantigas de amigo da poesia trovadoresca “Ai flores, ai flores do verde pino”, de sua autoria. A fundação da universidade mais antiga do País e a sua transição para Coimbra, a plantação do Pinhal de Leiria e, claro, o Milagre das Rosas, que deu origem a uma das mais famosas lendas portuguesas, são também mencionados no conto que mostra a ligação de Isabel de Aragão a Óbidos.
A grandiosidade da rainha do povo, que não mediu esforços para ajudar os mais desfavorecidos e que ajudou a travar as sucessivas desavenças entre o marido e o filho, Afonso IV, cognominado “o Bravo”, é outro dos temas centrais da publicação.
“Vivemos numa era em que é cada vez mais necessário voltar ao passado e conhecer as nossas raízes”, sublinha a autora, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Estas figuras históricas são exemplo de tolerância, dignidade, acolhimento e empatia, valores que têm de ser passados às novas gerações para que possamos ter uma sociedade mais humana”, acrescenta Vanda Furtado Marques.
“Dinis e Isabel: Versos e Rosas” junta-se, assim, aos livros “Pedro e Inês: uma história de amor” e “Joana: Princesa de Portugal”, os dois primeiros volumes da coleção da escritora, que dá vida a personalidades históricas de Portugal e enquadra-as no tempo com a ajuda da beneditense Ana Mateus, responsável pelas ilustrações.
Lançada no passado dia 10, na Feira do Livro de Loures, a obra sobre D. Isabel e D. Dinis vai ser apresentada no dia 14 do próximo mês, na Feira do Livro de Lisboa, e no início de julho na Fnac de Leiria.
O 4.º livro de “Pequenas Histórias de Portugal” terá em destaque Filipa de Lencastre, com previsão de publicação para o último trimestre do ano.