Sábado, Novembro 29, 2025
Sábado, Novembro 29, 2025

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

Data:

Partilhar artigo:

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da literatura e da cultura local. O evento regressa ao Centro Cultural no próximo dia 18, proporcionando, ao longo de um mês, um reencontro entre gerações, através de novos encontros de autores, oficinas de leitura, horas do conto, momentos musicais e um conjunto de atividades direcionadas a famílias, em torno da temática “50 Feiras do Livro: Liberdade e Letras”.

“Esta edição simboliza resiliência cultural, memória coletiva e continuidade geracional — um verdadeiro testemunho da forma como a literatura e os livros têm unido a Nazaré ao longo de décadas”, sublinha a presidente da Direção da coletividade Biblioteca da Nazaré, entidade responsável pela organização, que revela que a programação foi pensada como um “espaço aberto”, “inclusivo e afetivo”, em que a cultura é “vivida com proximidade, emoção e sentido coletivo”. “Mais do que uma celebração do passado, é uma afirmação da importância que o livro continua a ter na construção de um futuro mais livre, mais crítico e mais humano”, acrescenta Telma Ferreira.

A inauguração da mostra literária é assinalada com o concerto intimista de Rogério Cardoso Pires, que apresentará temas originais dos álbuns Bagatelas e Berlin, da edições Sons Vadios, numa atuação que reúne “palavra”, “melodia” e “memória”.

Região de Cister - Assine Já!

Outros dos destaques desta 50.ª edição são a apresentação do “Sarau Cousa Amada”, no âmbito das comemorações dos 500 anos de Luís de Camões, e o lançamento do boletim comemorativo “Andarilho”, que reúne reflexões de diferentes que passaram pelo evento desde a primeira edição.

Ivo Álvares Furtado, Isabel Ricardo, Adélio Amaro, Nuno Miguel Silva Duarte, Inês Ramos, Carla De Sá Morais, Sara Timóteo, Maria Helena J. Ferreira, António Ricardo, Wagner Molina, Susana Pires, Filomena Gomes, Maria Cecília Louraço da Silva e Pedro Marques são os autores que estarão a divulgar os últimos lançamentos literários. “Estes nomes representam a pluralidade e a vitalidade da criação literária portuguesa contemporânea, abrangendo desde a ficção ao ensaio, da poesia ao pensamento crítico”, salienta ainda a dirigente da Biblioteca da Nazaré.

A programação principal da Feira do Livro inclui ainda o momento musical-performativo “E tudo o que o mar lavou”, com Raquel Pais da Silva e Diana Leonardo e a apresentação da obra coletiva “Mulheres na Luta Contra o Fascismo e o Colonialismo”, com a participação de várias autoras ligadas à luta pela liberdade e justiça social.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

S.A. Marionetas recuperam novo título do teatro tradicional Dom Roberto

A S.A.Marionetas assinala a estreia da peça “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, no Armazém das Artes,...

Ministro da Educação realça importância dos CTE para futuro da educação em Alcobaça

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento...

Executivo da Junta de Turquel formado após acordo entre PSD e Chega

Um acordo entre o PSD e o Chega permitiu viabilizar o executivo para a Junta de Turquel na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!