A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de experiência no mercado da climatização. Com uma forte abrangência de serviços, é nas áreas de ar condicionado e eletricidade que a entidade se tem especializado, estando certificada em ambas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“São duas vertentes em que apostámos na certificação porque são serviços que estão a ter muita procura, estando também associados ao fotovoltaico”, começa por explicar uma das gerentes da Beneclima, designação adquirida em 2013, já com quase uma década de atividade no mercado. “Iniciámos na área das instalações de redes de gás. Depois fomo-nos desenvolvendo e apresentando produtos e soluções de acordo também com as necessidades que iam surgindo dos próprios clientes”, conta Ana Duarte.
Hoje, a empresa opera em “tudo o que seja montagens, instalações e manutenções” de estruturas que estejam relacionadas com energias renováveis e climatização, “desde bombas de calor, painéis solares fotovoltaicos, desde os ares condicionados até aos equipamentos de aquecimento, seja a lenha, a pellets ou a gás”.
O processo em que a empresa intervém começa na orçamentação, depois é feita uma “avaliação do que é que se enquadra melhor na casa do cliente ou da necessidade do cliente”. Também toda a parte da instalação e tudo que seja associado às garantias do equipamento faz parte das ações da empresa, assim como a manutenção dos equipamentos, com o intuito de “preservar a vida útil pelo máximo número de anos”.
Com duas décadas de atividade no mercado, a evolução do negócio é fruto da auscultação atenta das necessidades dos clientes, mas há sempre margem de evolução. “Um dos maiores desafios tem sido acompanhar as tecnologias também associadas aos próprios serviços. Cada vez mais tudo está dependente de aplicações específicas para o funcionamento de cada equipamento. É preciso encontrar também soluções que tenham a qualidade certa associada ao que o cliente pretende”, afirma Ana Duarte.
Apesar de, atualmente, operar apenas dentro do País, o principal público que procura a Beneclima tem uma particularidade. “A maior parte dos nossos clientes são estrangeiros que vêm para Portugal. Normalmente já vêm com imensa informação do país onde moram e vêm com determinadas informações que nos exigem que tenhamos informação e formação para acompanhar todo o processo desde o início da obra até ao fim”, elucida a beneditense, detalhando que cerca de 80% do nicho de mercado da empresa é composto por clientes de outros países que se instalam em Portugal e que conhecem a empresa através do “passa a palavra”.