“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão e ao streaming. O primeiro episódio da comédia de Manuel Pureza, Henrique Dias e Rui Melo, os mesmos responsáveis pelo sucesso de “Pôr do Sol”, foi transmitido na RTP1, na passada segunda-feira, estando a temporada disponível na HBO MAX.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Ao longo de 12 episódios, a nova produção da Coyote Vadio conta a história de um país em que bonecos de peluche convivem com humanos e são considerados cidadãos de segunda. Para lutarem pelos seus direitos, muitos deles tão básicos como a representação política ou o acesso a máquinas de secar roupa com programa de “Delicados”, criam o movimento FELP (Frente Espetacular pela Liberdade Peluda), enquanto vão tentando gerir relações amorosas e os conflitos do quotidiano.
Os cerca de 40 bonecos foram construídos em “tempo recorde” pela companhia alcobacense, que volta a participar em mais um projeto de Henrique Dias e Rui Melo, depois do musical “Avenida Q”, que estreou em 2017.
“Da criação às filmagens, foi todo um processo muito interessante que teve início há cerca de quatro anos, mas que esteve muito tempo em ‘stand by’”, avança o diretor artístico da companhia, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Uma das nossas funções foi ensinar os atores a serem marionetistas, o que nos entusiasmou bastante”, acrescenta José Gil que trabalhou, pela primeira vez, ao lado da conterrânea Diana Nicolau.
A atriz integra o elenco humano do qual fazem também parte Anabela Moreira, Diogo Morgado, Inês Aires Pereira, Inês Castel-Branco, Diana Nicolau, Rui Melo, Toy, entre outros.
“Esta série tem um gosto especial porque junta um universo mais infantil com o mundo atual com os problemas reais e transversais que enfrentamos todos os dias, uns mais que outros. Aqui as minorias discriminadas são representadas por bonecos, e fala-se a brincar de coisas muito sérias”, sublinha Diana Nicolau, que dá vida à personagem de Sofia.
Lutas pelo poder, intriga, tráfico e teorias da conspiração são algumas das temáticas abordadas nesta série que pode ser acompanhada de segunda a sexta-feira em horário nobre.