Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre à Câmara de Alcobaça. O maiorguense, que se apresenta a votos pelo PS, é também o candidato mais novo entre todos os que lideram listas às câmaras, assembleias e juntas nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, integrando o restrito grupo de oito candidatos com 35 anos ou menos entre as 116 listas entregues no tribunal, considerando a idade à data da entrega das candidaturas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No concelho de Alcobaça, além de Diogo Ramalho, há outros jovens na corrida às juntas de freguesia. Rodrigo Ribeiro, de 27 anos, é o candidato do Chega à Junta da Benedita, enquanto Inês Delgado, de 30, lidera a lista do PSD em Alfeizerão. Já Fernando Campos, com 31 anos, encabeça a candidatura do Chega à Junta de Évora de Alcobaça. Cristiana Duarte, com 32 anos, tenta conquistar a Junta de Aljubarrota pelo PS, e Cristiano Ribeiro, de 34, é o cabeça de lista do PSD para a União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.
No concelho da Nazaré, a presença de jovens candidatos na faixa dos 30 anos é mais reduzida. Com 32 anos, a bloquista Cheila Aguiar vai a votos como cabeça de lista à Assembleia Municipal. Já o independente Pedro Marques, de 28, ambiciona tornar-se presidente da Junta de Famalicão para o próximo mandato. Samuel Oliveira, com 35 anos, procura um segundo mandato como presidente da Junta de Valado dos Frades.
No concelho de Porto de Mós, não existe nenhum candidato com menos 35 anos. Os mais jovens a disputar as eleições autárquicas são Abna Pato, do Chega, que se apresenta à Assembleia Municipal aos 39 anos, e Catarina Torres, de 39 anos também, que lidera a lista da CDU à Junta de São Bento.
Além de Diogo Ramalho, sobressaem Lúcia Loureiro, do Chega, que aos 40 anos é candidata à Câmara da Nazaré, e Fernando Gomes, do PS, também com 40 anos, que encabeça a lista à Câmara de Porto de Mós, sendo os candidatos mais novos às respetivas câmaras.
A título de curiosidade, e em sentido contrário, o candidato mais velho a entrar na corrida autárquica é José Azevedo, que aos 87 anos é a escolha da CDU para a União das Freguesias de Alvados e Alcaria. O pódio dos candidatos mais velhos na chamada região de Cister é inteiramente composto por elementos da CDU, seguindo-se António Sousa, candidato à Maiorga, com 82 anos, e José Abreu, cabeça de lista ao Juncal, com 80 anos.