O Campeonato nacional de clubes, a Taça de Portugal, o campeonato nacional jovem e a prova aberta, que vão decorrer no próximo fim de semana, em São Martinho do Porto, fixaram um novo recorde de participantes: vão ser 1.768 os atletas que vão prestar provas, superando em larga escala os 1.026 triatletas que correram, nadaram e pedalaram nas anteriores edições.
A informação foi avançada pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP).
Um novo recorde absoluto foi também garantido na prova aberta, que tem como destinatários atletas não federados, e que vai contar com 513 desportistas. No campeonato nacional jovem vão competir 515 jovens, entre os 7 e os 15 anos, e, também 77 estafetas.
“Além do impacto competitivo, estes números refletem o crescimento contínuo da modalidade em Portugal e a forte adesão de clubes e praticantes. O triatlo continua a afirmar-se como uma das modalidades em maior expansão, envolvendo cada vez mais atletas, famílias e comunidades locais”, sublinhou a FTP, em comunicado.
Num evento que passará pela freguesia de Alfeizerão, antecipa-se a presença, além dos quase 2 mil atletas, de muitos adeptos e também curiosos que pretendem assistir às competições.