Uma dupla de “Catarinas” está a dar que falar na nova temporada do The Voice Portugal. Diretamente da Nazaré para o programa de talentos da RTP1, Catarina Monteiro e Catarina Baburko têm somado elogios do público e dos mentores, após terem participado nas Provas Cegas desta edição, mesmo depois de uma delas ter ficado pelo caminho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Catarina Monteiro apurou-se para a etapa dos duelos musicais ao interpretar a canção “I Don’t Know My Name”, numa atuação que foi transmitida na emissão do programa do passado domingo.
“Chegar até aqui foi bastante trabalhoso. Sinto-me preparada para as próximas fases, sei que vou dar o meu melhor e pôr em prática tudo o que aprendi dentro e fora do programa”, sublinha a concorrente de 16 anos, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Antes de tentar a sua sorte no formato destinado aos mais crescidos, Catarina Monteiro chegou a concorrer ao The Voice Kids, mas não conseguiu destacar-se. Foi depois de ter criado uma conta nas redes sociais e de ter partilhado com os seguidores covers de diferentes músicas que começou a ganhar visibilidade no digital. Pouco tempo depois, o irmão mais velho, que já tocava bateria, fundou uma banda e convidou-a para ser a vocalista. Desde então, Catarina Monteiro passou a ser conhecida na escola e começou a ser chamada para atuar em eventos. Com Catarina Baburko já dividiu o palco e com ela partilha agora a experiência televisiva que marcará para sempre o trajeto de ambas.
“O The Voice foi um passo enorme no meu percurso musical e chegar aqui foi uma vitória para mim. Esta experiência deu-me ainda mais motivação para aprender e evoluir e sei que há ainda muito por conquistar”, revela a concorrente de 15 anos, que abandonou o programa no passado fim de semana.
“Confesso que estava muito nervosa e acredito que isso possa ter influenciado o resultado. As cadeiras não viraram, mas isso não diminuiu o valor desta etapa”, acrescenta a jovem que começou a tocar piano quando era pequena e que, há cerca de três anos, aventurou-se no canto e na guitarra. Filha de pais ucranianos que vieram para Portugal há 25 anos, Catarina Baburko cresceu no seio de uma família em que a música esteve sempre presente. Além de cantar, a estudante do ensino secundário da Amadeu Gaudêncio também compõe e, por possuir um grande fascínio pela poesia, tem criado melodias para poemas de conhecidos autores.
No passado domingo, interpretou as canções “Ó Sino Da Minha Aldeia”, com letra de Fernando Pessoa, e “Dreamer”. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do programa.