Para o presidente do PSD, Luís Montenegro, o concelho da Nazaré “não tem aproveitado todo o seu potencial para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes”, garantindo abertura para uma futura parceria governamental, caso o PSD vença as próximas eleições autárquicas. Em resposta ao “caderno de encargos” entregue por Serafim António, cabeça de lista do movimento independente “Nazaré Merece”, apoiado pelo PSD, Montenegro reconheceu os problemas estruturais do território e apelou à criação de “riqueza e oportunidades” como resposta às dificuldades locais.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A visita do primeiro-ministro aconteceu ao final da manhã da passada sexta-feira, com um primeiro contacto com a população na marginal da Praia da Nazaré. Seguiu-se um almoço no Hotel Praia, onde Serafim António apresentou os principais projetos da candidatura e expôs as dificuldades que o concelho enfrenta em diversas áreas.
Durante a intervenção, o candidato do PSD destacou o valor estratégico da Nazaré, alicerçado na sua crescente projeção internacional. “As ondas gigantes colocaram o nosso país no topo do circuito mundial de surf, mas, mais importante, que isso, os nazarenos conseguiram esculpir uma obra-prima da natureza, trabalhando-a, divulgando-a e tornando a Nazaré um dos locais mais conhecidos e visitados do nosso País”, disse Serafim António, acrescentando que uma das grandes motivações da candidatura é assegurar “os direitos básicos” de quem vive naquele território. “Na educação temos mais de metade da população escolar a ter aulas em contentores, na saúde temos duas freguesias sem instalações e um quarto da população sem médico de família, na habitação não temos casas para manter os nossos jovens no concelho. Temos infraestruturas básicas completamente obsoletas e degradadas a criar graves problemas a quem cá vive e a quem nos visita. Estamos a falar de um município altamente endividado”, enumerou o candidato, apelando à colaboração do Governo.
Em terra de mar, Luís Montenegro disse estar a “ser formada uma grande onda para vencer as eleições autárquicas”, e garantiu que o Governo estará disponível para cooperar com o poder local, caso essa vitória se concretize. O presidente do PSD sublinhou ainda que a falta de desenvolvimento em várias áreas da Nazaré “não foi por falta de oportunidade”, numa crítica indireta à gestão camarária socialista, sublinhando que é urgente transformar o potencial do concelho em melhorias concretas na vida dos cidadão.


