Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais uma proposta literária dirigida a miúdos e graúdos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Lira a Fada dos Livros” é o título da nova publicação da educadora social alcobacense, que estará disponível depois do próximo dia 31, data em que será apresentada em primeira mão na Biblioteca Municipal da Batalha.
Ao longo de 32 páginas ilustradas por Ana Mateus, a obra da editora A Bizóia narra a história de Lira, que vem do distante e encantado planeta das fadas, acompanhada por três amigas, com uma missão muito importante: mostrar às crianças o valor das histórias, dos livros e da leitura, mas também ajudá-las a viajar pela imaginação e ensiná-las coisas novas todos os dias. Enquanto muitos não reparam em pequenos gestos do dia a dia, juntas, Lira, a Fada dos Dentes, a Fada das Sopas e a Fada Cabeleireira com Síndrome de Down trabalham arduamente para garantir que, na Terra, os mais novos aprendam a ler, alimentem-se bem e vivam com alegria e bem-estar.
“O livro tem uma forte componente pedagógica que promove a educação inclusiva”, sublinha a autora, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Além de incutir hábitos de leitura e de abordar a importância da higiene oral e da alimentação saudável, a obra mostra como é importante viver em sociedade, respeitando as diferenças”, avança.
O livro que pode – e deve – ser lido por pais, educadores e professores vem acompanhado com duas atividades para pôr em prática após a leitura.
“Espero que os leitores se encantem e se inspirem como o universo das fadas e que o mesmo os ajudem a serem mais criativos, mais saudáveis e mais empáticos”, acrescenta ainda a escritora que quer levar esta nova história às escolas.
Além d’“A Sereia Isobella”, a autora publicou, em 2014, “A Contadora De Estórias”, obra que foi editada em braille pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria, cerca de seis anos depois.

