A Câmara de Alcobaça anunciou, na noite deste domingo, que não vai instalar a tradicional tenda de carnaval em frente ao Mosteiro. A decisão, justificada pelo “estado crítico que continua a afetar o concelho” depois da depressão Kristin, foi tomada um dia depois da Câmara da Nazaré ter revelado o cancelamento do São Brás, agendado para este dia 3.
Relativamente às festividades em Alcobaça, o Município defende que existe “o dever prioritário de concentrar todos os seus meios e esforços no apoio às populações, nomeadamente na reposição dos serviços essenciais de água, eletricidade e comunicações, bem como no reforço dos apoios sociais de caráter emergente”.
“Acresce ainda que a previsão de agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, com precipitação intensa, vento forte e agitação marítima significativa a partir da madrugada de domingo para segunda-feira, implicará a mobilização prolongada das equipas técnicas municipais, da Proteção Civil, das forças de segurança e das juntas nos próximos dias”, acrescenta.
Contudo, indica também a autarquia, a decisão “não invalida a realização das comemorações carnavalescas na cidade de Alcobaça e no concelho, que se manterão com a necessária adequação às condições de segurança”.
Este sábado, o Município da Nazaré cancelou também as festividades de São Brás, marcadas para 3 de fevereiro.
“Neste momento, a zona não reúne condições de segurança, mantendo-se o risco de queda de árvores e outros perigos associados, pelo que não é seguro circular ou permanecer no local”, refere o município, apelando para que a população não se desloque à zona do São Brás, agindo de forma “responsável e com bom senso”.
O cancelamento foi decidido em articulação com a Real Confraria do Carnaval da Nazaré, forças de segurança e entidades competentes.


