Sábado, Agosto 30, 2025
Sábado, Agosto 30, 2025

A arte pelas mãos de Joaquim Norberto

Data:

Partilhar artigo:

Joaquim Norberto constrói obras de arte em madeira há mais de 20 anos. E tem um sonho: “Quero construir o Mosteiro de Alcobaça em madeira, o que demorará cerca de um ano a fazer”, revelou o artesão ao REGIÃO DE CISTER.
A paixão deste habitante do Bárrio pela arte de construir peças à mão começou aquando de uma viagem da filha aos Estados Unidos. Na deslocação ao aeroporto, Joaquim Norberto viu uma peça que o inspirou e decidiu começar a produzir as suas próprias obras.
“Mais tarde, fui visitá-la à América e trouxe muitas ideias novas”, acrescentou o artesão, que na época trabalhava numa EMPRESA da região como operador de máquinas e também na agricultura. Hoje, é aposentado e quando a saúde lhe permite, dedica-se à construção destas peças, tendo já no seu portefólio um total de 200, que estão divididas entre as casas dos seus quatro filhos e também na sua própria casa, em Pinhal Fanheiro, onde se localiza a sua oficina. 
A construção das peças é exclusivamente realizada à mão com madeira que lhe é cedida por empresas da região. As peças mais emblemáticas são o presépio e o santuário de Fátima, mas parte da sua coleção fazem também imagens de pessoas, veados, mobílias em miniatura, bicicletas, carros antigos e ainda coches. “Estas peças são vivas, funcionam realmente”, referiu Joaquim Norberto.
Apesar de ter frequentemente propostas para vender as suas obras, Joaquim Norberto nunca cedeu. O artesão é também muito solicitado para expor estas peças em diferentes eventos da região, como a Feira de São Bernardo e festas de aldeias. “Nos dias 14 e 15 deste mês as minhas obras vão estar expostas no Parque dos Monges”, conta, orgulhoso. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!