Sexta-feira, Maio 1, 2026
Sexta-feira, Maio 1, 2026

Mosteiro representado na Carta Europeia das Abadias cistercienses

Data:

Partilhar artigo:

A diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Ana Pagará, vai participar na assembleia geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, que tem lugar esta sexta-feira na cidade francesa de Troyes. 

A diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Ana Pagará, vai participar na assembleia geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, que tem lugar esta sexta-feira na cidade francesa de Troyes. 

A iniciativa decorre no âmbito das Comemorações dos 900 anos da Fundação da Abadia de Claraval, casa-mãe de Alcobaça, a convite do presidente da Carta, Dominique Mangeot. Ana Pagará vai apresentar a conferência intitulada “Mosteiro de Alcobaça. Para uma nova estratégia cultural e turística”.

Região de Cister - Assine Já!

A Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses é uma associação que reune cerca de 200 abadias e/ou sítios cistercienses abertos ao público, espalhados por onze países: Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suiça e República Checa. Tem como objetivo a preservação e a valorização do património cisterciense. A Carta beneficia da menção Rota europeia das abadias cistercienses, no âmbito dos itinerários culturais do Conselho da Europa.

O Mosteiro de Alcobaça aderiu à Carta em 2009, em cerimónia realizada no Mosteiro, com a presença da então secretária de Estado da Cultura, Paula Santos. Cecília Gil era, então, a diretora do monumento.
A vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, vai acompanhar Ana Pagará na deslocação a França.

AD Footer

Artigos Relacionados

Casas no litoral à venda por três mil euros o metro quadrado

Comprar casa no litoral de Alcobaça e Nazaré é cada vez mais caro. Na Nazaré, o preço médio...

Diana Azevedo vai ser a primeira mulher à frente da Capitania da Nazaré

A capitão-tenente Diana Oliveira Martins Azevedo foi nomeada para o cargo de capitão do Porto da Nazaré, com...

Porto de Mós, Nazaré e Alcobaça em destaque no índice de presença digital autárquica

Os municípios de Porto de Mós, Nazaré e Alcobaça destacam-se no estudo “Presença na Internet das Câmaras Municipais...

Memória dos combatentes perpetuada em Famalicão

A memória dos antigos combatentes de Famalicão ficou inscrita no espaço público no dia 25 de Abril, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!