“A Ordem do Poço do Inferno” e “O Tesouro do Califa”, livros infanto-juvenis de Nuno Matos Valente e editados pela Edições Escafandro, integram a lista de obras recomendadas para leitura autónoma do 6.º ano do Plano Nacional de Leitura.
“É uma grande alegria e um grande reconhecimento, uma vez que sendo uma editora independente e pequena não é o nosso nome que abre portas, como os grandes grupos, e portanto qualquer selo de qualidade vem facilitar a divulgação do nosso trabalho, dos nossos livros e dos nossos projetos“, sublinhou o escritor albicastrense, que reside em Alcobaça há vários anos.
Nuno Matos Valente, que criou a editora com a mulher, a alcobacense Rita Nabais, estreou-se na literatura em 2012 com “A Ordem do Poço do Inferno”. Dois anos depois deu continuidade às aventuras dos personagens com “O Tesouro do Califa”. As ilustrações dos livros são assinadas pela alcobacense Joana Raimundo.
“O enredo desta coleção tem por base a história de Alcobaça. No primeiro livro o enfoque é na fundação do Mosteiro e no segundo já são abordados outros factos históricos, como a Batalha de Aljubarrota e os efeitos do terramoto de 1755 em Alcobaça“, explica o escritor, que só este ano já realizou mais de seis dezenas de apresentações das obras pelo País.