Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Portugal 2020 atribui 10,7 milhões à região

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Leader Oeste e a Associação para o Desenvolvimento de Peniche vão receber, em conjunto, 10,7 milhões de euros dos 103,5 milhões destinados aos 29 Grupos de Ação Local da Região Centro, no âmbito do programa Portugal 2020.

A Associação Leader Oeste e a Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) vão receber, em conjunto, 10,7 milhões de euros dos 103,5 milhões destinados aos 29 Grupos de Ação Local da Região Centro, no âmbito do programa Portugal 2020.

As verbas servirão para concretizar as respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). 

Região de Cister - Assine Já!

O Leader Oeste viu ser atribuída uma verba de 3,7 milhões de euros para um projeto de desenvolvimento rural no alto Oeste e 3,9 milhões de euros para outro projeto no baixo Oeste, enquanto a ADEPE vai receber 3,1 milhões de euros para desenvolver o DLBC Costeiro.

Os fundos destinados aos Grupos de Ação Local rurais vão apoiar pequenos investimentos nas explorações agrícolas e na transformação e comercialização das suas produções, na diversificação de atividades na exploração, na criação de cadeias curtas e mercados locais, na promoção de produtos de qualidade locais e na renovação de aldeias em territórios rurais.

Quanto aos Grupos de Ação Local costeiros, o objetivo passa por reforçar a competitividade da pesca, o desenvolvimento do turismo em espaço aquático, a promoção de produtos locais de qualidade, a criação de circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais e a preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais, recursos naturais e paisagísticos.

Os fundos disponibilizados pelo Centro 2020 irão apoiar a criação do próprio emprego ou empresa por desempregados ou inativos e o investimento para a expansão de pequenas e microempresas existentes de base local.

Estes fundos poderão também ser utilizados para a criação de novas empresas e pequenos negócios, designadamente na área da valorização e exploração de recursos endógenos, do artesanato e da economia verde, que sejam geradores de novos empregos, além da conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!