Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026
Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026

Alcobaça e Nazaré perdem população

Data:

Partilhar artigo:

Os dados da demografia do Instituto Nacional de Estatística revelam que os concelhos de Alcobaça e Nazaré perderam população nos últimos cinco anos.

Os dados da demografia do Instituto Nacional de Estatística revelam que os concelhos de Alcobaça e Nazaré perderam população nos últimos cinco anos.

A Nazaré está a perder população a um ritmo mais elevado do que a média dos restantes municípios da região Centro e do Oeste, enquanto a perda de população em Alcobaça está em linha com os números do Centro, mas encontra-se acima da média registada no Oeste. 

Região de Cister - Assine Já!

Segundo o estudo, Alcobaça passou de uma população de 56.472 habitantes em 2011 para 55.063 no ano passado. Ou seja, uma redução de 2,5%, na mesma ordem de grandeza da diminuição registada na região Centro e acima da redução que se verificou nos municípios do Oeste (1%).

Já o concelho da Nazaré perdeu, neste mesmo período, 3,7% de população. Em 2011, havia registo de 14.988 habitantes no concelho, baixando para 14.422 em 2015. Uma diminuição acima das médias apresentadas pela região Centro e pelo Oeste.

Por seu turno, o distrito de Leiria perdeu nos últimos cinco anos um total de 10.102 pessoas. Em 2011, o distrito tinha 471.618 residentes, número que baixou para 461.516 no final do ano passado. 

As estatísticas revelam ainda que, em 2015, Leiria era o sexto distrito mais populoso do País, sendo apenas ultrapassado por Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro. O mesmo já acontecia em 2011. 

A análise dos números da população do distrito por escalão etário indica que foi entre os mais jovens que houve a maior quebra, com Leiria a registar, entre 2010 e 2015, com menos 7.966 residentes com idade inferior a 14 anos. No escalão 25-64 anos a redução foi de 7.084 pessoas, enquanto entre a população com mais de 65 anos se verificou um aumento de 6.154 residentes.

Também negativo – e que sucede pelo quinto ano consecutivo – continua o saldo migratório do País, “não obstante o aumento do número estimado de imigrantes e a diminuição do número de emigrantes”, refere o Instituto Nacional de Estatística em comunicado.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara não instala tenda de Carnaval em Alcobaça e São Brás cancelado na Nazaré

A Câmara de Alcobaça anunciou, na noite deste domingo, que não vai instalar a tradicional tenda de carnaval...

Intoxicação provocada por gerador dentro de habitação deixa cinco pessoas em estado grave na Fervença

Cinco pessoas ficaram em estado grave, na noite deste sábado, depois de terem sido afetadas por uma intoxicação...

Homem faleceu no Bárrio enquanto reparava telhado na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin

Um homem, de 66 anos, faleceu, este sábado, enquanto arranjava o telhado de casa na freguesia do Bárrio,...

Jogo de hóquei em patins entre HC Turquel e Benfica com cariz solidário

A receção do HC Turquel ao Benfica, agendado para este sábado (21:30 horas) e referente à 1.ª Divisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!