Domingo, Abril 28, 2024
Domingo, Abril 28, 2024

Chita desfilou e encantou na Feira Internacional de Artesanato

Data:

Partilhar artigo:

Vinte modelos desfilaram com os tradicionais trajes de Chita de Alcobaça na Feira Internacional de Artesanato (FIA), na Feira Internacional de Lisboa, que decorreu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, no Parque das Nações.

Vinte modelos desfilaram com os tradicionais trajes de Chita de Alcobaça na Feira Internacional de Artesanato (FIA), na Feira Internacional de Lisboa, que decorreu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, no Parque das Nações.

O convite foi feito à Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça (AAOTA), que levou modelos candidatas de todas as freguesias por onde a chita desfilou anteriormente já este ano.A presidente da associação, Lia Sena, considerou que o evento “correu muitíssimo bem, tendo-se registado muita aceitação por parte do público”. Além das vestimentas, a AAOTA levou ainda outras peças de artesanato, em que a chita as decorava, de modo a complementar a mostra do produto alcobacense.

Região de Cister - Assine já!

“A organização parabenizou a nossa presença e já fez o convite para o próximo ano”, adiantou Lia Sena. Apesar disso, a presidente da associação deixou um repto. “Quanto ao público alcobacense, gostava que dessem mais valor ao trabalho levado a cabo pela associação”, acrescentando que “seria ótimo que houvesse uma participação mais ativa”.

A associação de artesãos de Alcobaça apontava a mira a dois destinos internacionais, mas terá de refazer planos. Marrocos e Alemanha seriam dois destinos onde a chita poderia desfilar “caso existissem apoios financeiros suficientes, coisa que não há”.

Para já, há um convite para a chita desfilar em Viana do Castelo, “onde provavelmente” a associação conseguirá deslocar-se.

Na FIA pôde degustar-se gastronomia típica, de norte a sul do País, e contactar com artesanato nacional e internacional. Durante nove dias a feira esteve pela capital, promovendo o bom aproveitamento de recursos naturais, e onde se reuniram diversos agentes económicos associados à criatividade, inovação e talento. As tradições alcobacenses ajudaram, assim, a encantar a capital.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!