O eurodeputado Miguel Viegas (PCP) visitou o Mosteiro de Alcobaça e criticou a construção de um hotel de luxo no monumento.
O eurodeputado Miguel Viegas (PCP) visitou o Mosteiro de Alcobaça e criticou a construção de um hotel de luxo no monumento.
“Temos um monumento de excelente qualidade, que numa parte está bem conservada, mas, infelizmente, noutra parte está ao abandono e, mais grave ainda, numa outra parte foi concessionada” para a construção de um hotel de luxo “à custa do património de todos nós”, refere Miguel Viegas, num vídeo gravado no Rossio e divulgado nas redes sociais.
“Isto é um pouco a imagem do nosso país, que não tem capacidade para valorizar e salvaguardar o nosso património”, lamenta o eurodeputado.
Miguel Viegas considerou, ainda, “absolutamente miserável” a renda que o grupo Visabeira vai pagar ao município de Alcobaça, durante os próximos 50 anos, pela concessão do espaço para a construção de um hotel de charme.
“O PCP está aqui para constatar o estado de abandono e incapacidade do Estado para investir e valorizar o património e colocá-lo ao serviço do próprio desenvolvimento da região. Temos aqui uma oportunidade que não está a ser manifestamente aproveitada. Registámos e vamos intervir para inverter esta situação”, concluiu o eurodeputado.
A construção do hotel de luxo no Claustro do Rachadouro arrancou em meados do passado mês de maio e deverá ficar concluída durante o próximo ano.
No âmbito das Jornadas no Distrito de Leiria dos Deputados do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas e João Ferreira estiveram na região, onde participaram, ainda, no debate “O Euro e a Economia Nacional”, organizado pelo PCP/Nazaré, na antiga Casa da Câmara, na Pederneira.