Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Estrela da Manhã celebra 40 anos de tradição e segredos

Data:

Partilhar artigo:

Antes de Alcobaça ser considerada uma das cidades mais “doces” do País existiam apenas duas pastelarias na cidade. A Pastelaria Estrela da Manhã, que celebrou 40 anos de atividade, é uma delas. 

Antes de Alcobaça ser considerada uma das cidades mais “doces” do País existiam apenas duas pastelarias na cidade. A Pastelaria Estrela da Manhã, que celebrou 40 anos de atividade, é uma delas. 

Passados todos estes anos, o segredo continua o mesmo: “o bolo igual ao da mãe”. Os desafios são muitos e o futuro é bastante incerto, mas os irmãos João Miguel e Maria Margarida Fã estão dispostos a oferecer diariamente um sorriso ao cliente até ao estabelecimento fechar portas. 

Região de Cister - Assine Já!

Fundada em 1979 por José Manuel e Maria da Conceição, pais dos atuais proprietários, a “pastelaria do mercado”, como é conhecida por muitos alcobacenses, começou por ser um simples café. “Foi difícil abrir o espaço, porque na época a legislação dificultava muito o processo, mas os meus pais foram perseverantes e conseguiram criar o projeto”, recorda João Miguel Fã. 

Após a morte da mãe, em 1992, os irmãos foram confrontados com a decisão de assumir a gestão do negócio, algo que até à data não fazia parte dos planos. “Nunca pensámos verdadeiramente no momento em que o negócio seria nossa responsabilidade. Vínhamos ajudar, mas nunca de forma tão regular como passaria a ser após a morte da nossa mãe”, declara Maria Margarida Fã ao REGIÃO DE CISTER. 

“O certo é que nem tudo corre como planeado na vida e decidimos, então, tomar as rédeas do negócio”, acrescenta o irmão. 

Em 1993, os bolos vendidos esporadicamente pela mãe dos proprietários passaram a ser presença assídua no estabelecimento e começaram a angariar clientes que ainda hoje frequentam o espaço. O bolo caseiro é, sem dúvida, a alma deste negócio. “Aquele bolinho que recorda a mãe ou a avó é o que traz o cliente diariamente à nossa pastelaria”, afirma o proprietário. “É engraçado que temos clientes que não têm tempo para fazer um bolo para apresentar numa festa e recorrem a nós para levar um bolo mais caseirinho”, acrescenta com humor a proprietária. 

O bolo de chocolate é a estrela da casa, mas a tarte de amêndoa tem angariado fãs. As receitas já têm quatro décadas e todos os dias são consultadas “nos velhos e já frágeis blocos de notas” da D. Maria Conceição. 

O futuro da Estrela da Manhã ainda é incerto, pois os filhos dos proprietários não têm a ambição de abdicar das carreiras, que estão a construir, para gerir o negócio da família. Contudo, os manos Fã estão dispostos a trabalhar na pastelaria até à reforma e, quem sabe, até depois. “Alcobaça sempre foi a nossa terra e este estabelecimento o nosso ganha-pão. É desgastante e muitas vezes não tivemos a capacidade de estar ao lado dos nossos filhos nas idades em que mais precisavam, mas é tão bom encontrar o cliente-amigo todos os dias”, afirmam os proprietários de uma casa com história e futuro. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!