Terça-feira, Fevereiro 3, 2026
Terça-feira, Fevereiro 3, 2026

Marinha desativa engenho explosivo na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

De acordo com um comunicado divulgado pela Marinha, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19:30 horas e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho”, identificado como um “Marine Marker”. O “engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições” foi detonado cerca das 21 horas “com sucesso”.

Região de Cister - Assine já!

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”, a Marinha esclarece que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento”. A sua composição – “contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura)” – pode causar “queimaduras graves se em contacto com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga”, lê-se ainda no comunicado.  “Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e /ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, acrescenta a Marinha.

Já em fevereiro de 2017, foi encontrado um engenho explosivo preso nas redes de pesca de uma embarcação ao largo da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem morre no concelho de Porto de Mós após queda de telhado de armazém

Um homem faleceu esta segunda-feira no concelho de Porto de Mós na sequência de uma queda de um...

Jovens lançam nova agência criativa com ADN em Alcobaça

Ana Oliveira e Carolina Albuquerque, de 28 anos, e Renata Monteiro, de 27, são as três jovens empreendedoras...

Escola Básica conquista concurso Repórter Electrão

A Escola Básica de Pedreiras, em Porto de Mós, foi distinguida com o primeiro prémio, referente ao 1.º...

Doações de sangue com pior registo das últimas três décadas

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça recebeu 774 dádivas de sangue no ano...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!