Domingo, Novembro 24, 2024
Domingo, Novembro 24, 2024

Ciclismo: Um projeto “sobre rodas”

Data:

Partilhar artigo:

A fotografia acima retratada é do fim da época passada, mas podia ser também desta temporada. A equipa RÓÓDINHAS/Santos Silva tem nos seus quadros cerca de 110 elementos, dos quais 70 são federados, enquanto os restantes representam a equipa em lazer. Um número pouco comum e que muito orgulha Luís Mateus, um dos grandes dinamizadores da equipa.

A fotografia acima retratada é do fim da época passada, mas podia ser também desta temporada. A equipa RÓÓDINHAS/Santos Silva tem nos seus quadros cerca de 110 elementos, dos quais 70 são federados, enquanto os restantes representam a equipa em lazer. Um número pouco comum e que muito orgulha Luís Mateus, um dos grandes dinamizadores da equipa.

No ano passado, a equipa e atletas alcançaram um somatório de 206 pódios, num total de 508 provas em que estiveram presentes. Desde os regionais a competições internacionais.
Para o presidente da equipa os números representam “o sucesso de um trabalho que se realiza desde 2004 quando um grupo de amigos decidiu formar a equipa”.

Região de Cister - Assine Já!

“Hoje não somos nós que procuramos os atletas para nos representarem, mas sim eles que chegam porque se identificam com a nossa forma de estar no desporto e na sociedade”, afirma Luís Mateus, que foi um dos fundadores do RÓÓDINHAS.

A equipa divide-se entre provas de btt, estrada e trail, mas além da componente desportiva, há a defesa do meio ambiente e também “a missão de ajudar na componente social, na qual se destacaram passeios de apoio aos Bombeiros da vila, assim como o passeio solidário André Agostinho”, salienta o beneditense. “Uma das nossas premissas é ser amigo do concorrente e saber ganhar ou perder com o devido respeito pelo adversário”, acrescenta.

O RÓÓDINHAS/Santos Silva conta com atletas com 5 anos e de… mais de 60 anos, como é o caso de Luís Mateus, que assume funções de presidente, diretor, atleta e treinador das escolinhas. ”Faço um pouco de tudo”, brinca o dirigente, que treina os mais pequenos. “No escalão de escolinhas temos 14 atletas, mas neste momento não é um escalão com um recrutamento muito acessível”, sublinha.

“As poucas provas para aquele escalão são quase todas no Alentejo e é complicado atrair uma criança que tenha de fazer uma grande deslocação para realizar uma competição que dura menos de dez minutos”, lamenta Luís Mateus, apelando a que a Associação de Ciclismo de Santarém, responsável pelas provas regionais, crie e dinamize provas para estes escalões em toda a região.

Porém, há escalões que estão de boa saúde. “Desde cadetes a masters, temos uma grande quantidade de atletas, incluindo a formação e, por isso, estamos muito contentes que eles se mantenham connosco”, evidencia o responsável, revelando que antes da pandemia estavam previstas obras de melhoramento das instalações na Associação Norte da Vila, sede da equipa da Benedita.

Face ao atual contexto pandémico, a fotografia de equipa não pode ser tirada, para já, em 2020. Com o número de atletas na equipa seria muito difícil manter as distâncias de segurança… e todos entrarem na fotografia.

Equipa contou com vários títulos na época passada

Na época passada, a equipa RÓÓDINHAS/Santos Silva somou várias medalhas e Pedro Pinheiro foi um dos bttistas que se destacou. 

O atleta, natural de Arruda dos Vinhos, juntou-se à equipa em 2014 e em 2019 conquistou a prova Sudety MTB Challenge na Polónia, atingindo ainda a 2.ª posição na Taça de Portugal de XCM, o 3.º lugar no campeonato regional de XCO e, ainda, um 4.º lugar na Taça de Espanha, todas no escalão Masters 30. “Pela equipa conquistei os meus melhores títulos na carreira”, refere o bttista.

Também pela equipa beneditense destacaram-se David Guerra, que venceu a Taça de Portugal de enduro, em Masters 40, e Filomena Paulo, que venceu a Taça de Portugal e foi vice-campeã regional de XCO cross, em Masters 40. 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!