Quarta-feira, Novembro 27, 2024
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

Reconstrução do Pórtico da Benedita vai finalmente avançar

Data:

Partilhar artigo:

O projeto que quer devolver aos beneditenses o símbolo da história mais antiga da Benedita será brevemente uma realidade. A Câmara de Alcobaça aprovou por unanimidade, na última reunião de executivo municipal, o pedido de apoio da paróquia para a reconstrução do pórtico gótico da Benedita. 

O projeto que quer devolver aos beneditenses o símbolo da história mais antiga da Benedita será brevemente uma realidade. A Câmara de Alcobaça aprovou por unanimidade, na última reunião de executivo municipal, o pedido de apoio da paróquia para a reconstrução do pórtico gótico da Benedita. 

Anos após a construção da Igreja Nova, em 1955, a igreja primitiva, também conhecida por “igreja velha”, foi demolida, tendo o pórtico original sido desmontado. Recentemente, em 2016, o desejo da comunidade em recuperar o monumento levou à apresentação de uma proposta cívica em assembleia de freguesia. A possibilidade de a Junta avançar com o projeto com o envolvimento da população e por intermédio do mecenato foi analisada, mas a intenção acabou por ficar no papel. 

Região de Cister - Assine já!

Recentemente, o projeto viu um novo avanço com a apresentação de uma proposta de requalificação. Com o objetivo de “recuperar, conservar e valorizar o monumento”, a Câmara de Alcobaça, em parceria com a Fábrica da Igreja Paroquial da Benedita e com o escultor Thierry Ferreira, desenvolveu um projeto que pretende dar um destino às pedras originais que andaram perdidas durante vários anos e que agora estão guardadas num armazém da Junta da Benedita.

A intervenção consiste no restauro e tratamento dos elementos em pedra da estrutura original, assim como na elaboração, produção e construção de um pórtico em pedra da região, com tratamento estético contemporâneo. Finalizada a primeira fase, a intenção é instalar o pórtico novo juntamente com os elementos da infraestrutura original no largo da atual Igreja Paroquial.  

No total, o investimento para a requalificação do pórtico da Igreja antiga da Benedita está avaliado em cerca de 59 mil euros. “Perante este projeto, vamos atribuir um subsídio à Fábrica Paroquial para fazer esse trabalho que já está em articulação e tem muita pertinência”, enalteceu o presidente de Câmara de Alcobaça.

Ao REGIÃO DE CISTER, o padre Gianfranco Bianco confessou estar “muito satisfeito” com o avançar do projeto. “A paróquia fica muito feliz com este passo no sentido positivo, que vai permitir devolver à freguesia um símbolo muito acarinhado. Com esta boa notícia resta agora arregaçar mangas e iniciar os trabalhos”, desafia o pároco da Benedita.

O projeto apresentado inclui ainda um protótipo da possível requalificação do adro da igreja. ”O desejo é que a reconstrução do pórtico sirva de pontapé de saída para a requalificação do adro”, avançou Paulo Inácio. Para Thierry Ferreira, citado na proposta, “embora o adro seja propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação da Benedita, está ao serviço público da população e é ponto de encontro e de lazer de muitas pessoas”, acabando por ocupar um protagonismo central na vida beneditense. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu padre que dedicou mais de meio século à Paróquia de Aljubarrota

O padre Ramiro Pereira Portela faleceu, no passado sábado, aos 89 anos, na Casa Diocesana do Clero, em...

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!