Quinta-feira, Março 19, 2026
Quinta-feira, Março 19, 2026

Município da Nazaré cria Posto de Comando de Operações de Proteção Civil

Data:

Partilhar artigo:

Já está em funcionamento o Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil da Nazaré, alojado numa das salas da Biblioteca Municipal da Nazaré, com a função de garantir a gestão da resposta municipal em função dos Planos Municipais de Emergência.

Já está em funcionamento o Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil da Nazaré, alojado numa das salas da Biblioteca Municipal da Nazaré, com a função de garantir a gestão da resposta municipal em função dos Planos Municipais de Emergência.

De acordo com o coordenador municipal da Proteção Civil, Mário Cerol, este posto tem como objetivo “coordenar a resposta municipal em situações relacionadas com a pandemia de covid-19, nomeadamente, em caso de necessidade de mobilizar e ativar meios e recursos existentes, de forma a gerir as situações relacionadas com a pandemia”.

Região de Cister - Assine já!

A ativação da estrutura foi aprovada em reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil, que se reuniu no passado dia 19 de novembro, atendendo ao Estado de Emergência declarado e à inclusão do concelho na lista dos concelhos com risco elevado de transmissão do novo coronavírus.

O presidente da Câmara esclarece que o serviço disponibilizado pretende servir de apoio à necessidade de capacitação da Autoridade de Saúde Local. “O posto de comando apresenta-se ao lado da ARSLVT e da DGS nestes tempos de pandemia. Sendo dos primeiros ativados para contribuir para o aumento da capacidade de resposta às necessidades em matéria de saúde, no âmbito da atual pandemia, não deixo de registar que já está a ser alvo de visita, e procura de informações, por parte de outras entidades de fora da nossa área geográfica,

omeadamente da saúde”, esclarece Walter Chicharro. O posto, a funcionar com o apoio de técnicos superiores do município e três linhas telefónicas disponíveis, reúne a Câmara e o seu Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde Local, os Bombeiros, a PSP, a GNR.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dia do Pai: estes jovens viram nos pais um exemplo a seguir

Há heranças que não passam por bens materiais, nem ficam escritas em documentos. Passam nos gestos repetidos ao...

Urba celebra meio século com olhos postos no futuro

A União Recreativa do Bárrio (Urba) chegou aos 50 anos e, num tempo em que muitas associações fecham...

Geração Depositrão já recolheu mais de 8 mil quilogramas de resíduos elétricos

O Centro Escolar de Alcobaça voltou a afirmar-se como uma referência na educação ambiental através da participação no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!