Domingo, Agosto 16, 2026
Domingo, Agosto 16, 2026

Estudo científico comprova propriedades anti-inflamatórias de águas termais da região

Data:

Partilhar artigo:

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra e da Beira Interior atesta que as águas termais da região Centro, entre as quais as Termas da Piedade,  têm propriedades anti-inflamatórias.

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra e da Beira Interior atesta que as águas termais da região Centro, entre as quais as Termas da Piedade,  têm propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com o relatório, a análise de amostras de 14 águas termais da região comprovam benefícios no tratamento de sintomas de doenças associadas à inflamação.

Região de Cister - Assine Já!

“Os nossos resultados contribuem para a validação científica, pela primeira vez, das propriedades anti-inflamatórias das águas termais da região Centro, usando modelos celulares de inflamação. As conclusões sustentam a utilização das águas termais no tratamento de doenças relacionadas com a inflamação e, ao mesmo tempo, promovem a sua posterior aplicação em produtos cosméticos e dispositivos médicos”, sublinham as autoras do estudo em nota enviada à imprensa.

A investigação foi realizada por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, liderada por Teresa Cruz Rosete e Cláudia Pereira, e conduzida por Ana Cristina Silva, e por investigadores da Universidade da Beira Interior, do grupo de investigação de Ana Palmeira. Das 14 águas termais alvo do estudo, 11 apresentaram uma redução significativa na produção de óxido nítrico, presente em situações inflamatórias.

O trabalho contou com o apoio do consórcio Termas Centro, do qual fazem parte as Termas da Piedade, localizadas no Your Hotel & Spa Alcobaça. “Este tipo de estudos vem evidenciar, autenticar e credibilizar o trabalho das Termas na saúde dos portugueses ao longo dos anos e também reforçar e justificar o grande investimento feito ao longo dos anos para a reabertura, em 2019, do serviço Termal da Piedade”, declara o subdiretor Celso Frade. Os resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports.

AD Footer

Artigos Relacionados

Atropelamento em Aljubarrota provoca ferimentos graves a homem de 80 anos

Um homem de 80 anos ficou em estado grave depois de ter sido vítima de um atropelamento, ocorrido...

Obras no IC9 arrancam em breve e EN8 em Aljubarrota fecha a partir de 24 de agosto

O acesso e saída do IC9 pela rotunda da Rua de Leiria, em Alcobaça, vai ser alvo de...

Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense prepara festa de dois dias para assinalar 80 anos

O Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense celebra, nos dias 18 e 19 de setembro, o seu 80.º aniversário,...

Pataias homenageia antigo autarca e empresário

Abílio Duarte Bernardo, conhecido em Pataias por Abílio “Carafo”, vai ser homenageado a título póstumo no próximo dia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!