Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Estudo científico comprova propriedades anti-inflamatórias de águas termais da região

Data:

Partilhar artigo:

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra e da Beira Interior atesta que as águas termais da região Centro, entre as quais as Termas da Piedade,  têm propriedades anti-inflamatórias.

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores das universidades de Coimbra e da Beira Interior atesta que as águas termais da região Centro, entre as quais as Termas da Piedade,  têm propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com o relatório, a análise de amostras de 14 águas termais da região comprovam benefícios no tratamento de sintomas de doenças associadas à inflamação.

Região de Cister - Assine já!

“Os nossos resultados contribuem para a validação científica, pela primeira vez, das propriedades anti-inflamatórias das águas termais da região Centro, usando modelos celulares de inflamação. As conclusões sustentam a utilização das águas termais no tratamento de doenças relacionadas com a inflamação e, ao mesmo tempo, promovem a sua posterior aplicação em produtos cosméticos e dispositivos médicos”, sublinham as autoras do estudo em nota enviada à imprensa.

A investigação foi realizada por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, liderada por Teresa Cruz Rosete e Cláudia Pereira, e conduzida por Ana Cristina Silva, e por investigadores da Universidade da Beira Interior, do grupo de investigação de Ana Palmeira. Das 14 águas termais alvo do estudo, 11 apresentaram uma redução significativa na produção de óxido nítrico, presente em situações inflamatórias.

O trabalho contou com o apoio do consórcio Termas Centro, do qual fazem parte as Termas da Piedade, localizadas no Your Hotel & Spa Alcobaça. “Este tipo de estudos vem evidenciar, autenticar e credibilizar o trabalho das Termas na saúde dos portugueses ao longo dos anos e também reforçar e justificar o grande investimento feito ao longo dos anos para a reabertura, em 2019, do serviço Termal da Piedade”, declara o subdiretor Celso Frade. Os resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!