Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Alunas do Externato da Benedita organizam espólio de Fernando Maurício

Data:

Partilhar artigo:

Organizar em formato digital o vasto espólio documental do investigador beneditense Fernando Maurício doado à Cooperativa Terra Mágica das Lendas foi o projeto de estágio curricular das alunas Mariana Marques e Beatriz Bernardino do Externato Cooperativo da Benedita. 

Organizar em formato digital o vasto espólio documental do investigador beneditense Fernando Maurício doado à Cooperativa Terra Mágica das Lendas foi o projeto de estágio curricular das alunas Mariana Marques e Beatriz Bernardino do Externato Cooperativo da Benedita. 

“Fomos contactados pelo Externato sobre a possibilidade de um estágio curricular. Desde logo considerámos pertinente receber as jovens e ter a oportunidade de partilhar algum do conhecimento sobre a Benedita com as gerações mais novas”, explica Lúcia Serralheiro, membro da Direção da Terra Mágica das Lendas.

Região de Cister - Assine já!

O período de estágio das estudantes do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia arrancou no passado mês de dezembro e teve a duração de três meses. Durante o trimestre de estágio, as alunas catalogaram, com recurso ao Excel, o conjunto documental composto maioritariamente por recortes de jornais da imprensa local. “Eram 19 dossiês compostos por artigos assinados por Fernando Maurício, recortes de artigos da imprensa local sobre momentos ou personalidades da Benedita, assim como cartazes de eventos ocorridos na vila”, conta Mariana Marques ao REGIÃO DE CISTER.

Graças ao apoio das estudantes, a Cooperativa Terra Mágica das Lendas conta agora com um acervo de várias décadas devidamente catalogado que permitirá uma procura mais exata por datas e temas. “Será possível entender quais os temas e momentos históricos mais abordados e disponibilizar os documentos à população para consulta bibliográfica”, afirma Lúcia Serralheiro.

O próximo passo, “quiçá através de um próximo estágio curricular”, é reunir todo o trabalho numa plataforma digital acessível a toda a comunidade. “São documentos com um valor cultural e social enorme, que sublinham a importância da imprensa local para a memória coletiva e que acredito ter importância para a comunidade”, acrescenta Lúcia Serralheiro.

Parte dos documentos originais estão ainda a ser digitalizados no Externato Cooperativo da Benedita de forma a garantir a sua conservação.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!