Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025

O cheiro a musgo!

Data:

Partilhar artigo:

O objetivo era oferecer aos meus filhos uma das mais impressivas memórias do Natal da minha infância: o cheiro a musgo acabado de colher nos maroiços perto do mato ou nas raízes expostas das velhas oliveiras.

Queria oferecer-lhes também o prazer de construir a cabana, a ponte e o celeiro onde nasceu o Menino.

Por isso organizámos uma tarde dedicada à construção do presépio. Curiosamente, para eles, nenhum destes elementos tem cheiro. Tudo se compra. Tudo está embalado e higienizado.

Região de Cister - Assine já!

Por isso mesmo, desta vez só comprei as figurinhas. Não são exatamente iguais às da minha infância, porque a cerâmica pintada à mão, que guardava em caixas de sapatos no sótão da minha avó, há muito se perdeu. Pelo que deitámos mãos à obra. Serrotes, pregos, pequenos troncos de madeira e musgo. Muito musgo para tapar as imperfeições da madeira.

Quem me ajudou foi o meu pai. Os meus filhos ficaram atrapalhados e divertidos ao perceberem o entusiasmo da mãe e do avô. Foram mais espectadores do que construtores. Toda esta experiência é anacrónica, já não é este o mundo que habitam.

Não, não lhes consegui transmitir o que sentia quando me perdia, tardes inteiras, mato a dentro, com a minha amiga Luísa à procura de pedrinhas e de musgo e de azevinho, nem consegui explicar-lhes que mais do que o presépio acabado, que depois comparávamos com os dos vizinhos, era importante o processo de construção e de reconhecimento da natureza.  

Mas talvez tenha conseguido outra coisa. Talvez as mãos enormes e hábeis do avô, empenhado em acertar na esquadria da madeira para a construção do estábulo. Talvez a paciência da avó Maria a ensinar como se fazem feixes de palha em miniatura, lhes tragam uma outra imagem. A do carpinteiro e de Maria a ensinarem como se protege, como se edifica e como se cuida.

Queria oferecer o cheiro a musgo aos meus filhos, acabei o dia com a sensação de lhes ter ensinado como se constrói um lar.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!