Este conteúdo é apenas para assinantes
A manhã do passado sábado foi inesquecível para Martim Ribeiro. O jovem futebolista, de apenas 16 anos e natural do concelho de Porto de Mós, estreou-se como titular na equipa principal da U. Leiria, na partida diante do Moncarapachense (6-1), da 22.ª e última jornada da Série B da Liga 3, disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Mas esse dado não foi, de todo, o único para que Martim Ribeiro pudesse ficar na história. Afinal, essa mesma estreia entrou diretamente para os anais do clube, uma vez que o jovem avançado passou a ser o mais novo de sempre a figurar num onze inicial do emblema da cidade do Lis.
Mas ainda há mais: a cereja no topo do bolo. Que chegou quando o relógio marcava as 11:30 horas da manhã desse mesmo sábado. Nessa hora, ainda na primeira parte do desafio – e já depois de ter feito a assistência para o segundo tento dos unionistas –, Martim Ribeiro encheu-se de fé e rematou para o fundo das redes contrárias, fazendo, também ele, o “gosto ao pé”. Estava completo o pleno do sonho: estreia a titular pelos seniores; o mais novo de sempre a ser titular nos seniores; e o mais novo de sempre a marcar pelos seniores.
Mais tarde, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a jovem promessa da U. Leiria não escondeu o orgulho por alcançar tamanho(s) feito(s). “A estreia a titular foi muito boa, ainda para mais marcando um golo e fazendo uma assistência, o que foi ainda melhor. Apesar de estar um pouco ansioso, tive a ajuda de todos, inclusivamente dos adeptos, e só me apetecia mesmo jogar. Claro que sonhava com a estreia a titular, mas com um golo e uma assistência nunca tinha imaginado. Foi muito importante para mim”, assumiu o jovem, que espera “continuar a ajudar o clube”.
Apesar de ter ainda idade de juvenil, o portomosense, que já tem contrato profissional, divide os treinos e (agora) os jogos pelos juniores e pelos seniores do clube leiriense. Mas ainda quer voar mais alto: “O meu sonho para esta época é pode estar no Campeonato da Europa de sub-17 e ajudar a equipa de juniores e de seniores da U. Leiria”.
Martim Ribeiro deu conta da “responsabilidade” que estes recordes acarretam, prometendo “trabalhar cada vez”.
O certo é que o jovem craque já escreveu uma página d’ouro em Leiria.