O Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica em Alcobaça – Cencal tem em curso um processo de modernização das instalações, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Nesse sentido, a verba que recebeu dessa mesma candidatura (96.340 euros) vai permitir à instituição dotar as instalações de mais e melhores equipamentos para dar resposta àquelas que considera ser “as necessidades emergentes de formação das empresas da região”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O REGIÃO DE CISTER esteve nas instalações do Cencal de Alcobaça, onde a coordenadora deu conta de todas as demandas que estão em curso para que o espaço fique cada vez mais capacitado para todas as formações que ali são dadas.
“A principal missão deste processo de modernização passa por termos um laboratório novo, que está a receber vários equipamentos modernos, tais como bancadas, balanças, forno e cabine vidragem”, assumiu Vera Fortes, que ressalvou também a importância da aquisição da “impressora 3D e de outros materiais informáticos”, “que permitirão responder às exigências de que as empresas necessitam para os seus trabalhos”.
A funcionar em Alcobaça desde 2009, o Cencal tem tido um crescimento sustentado nesta quase década e meia de atividade, sendo que, nessa vertente, a cerâmica é o ponto forte das formações. “Trata-se de um setor de atividade com forte expressão no concelho de Alcobaça e, como tal, temos apostado na formação das mais diversas áreas para ativos deste setor”, sublinha a coordenadora. No entanto, Vera Fortes não esconde que, e cada vez mais, “o Cencal tem formadores [cerca de 100] capacitados para a instrução de várias áreas de atividade, com as claras mais-valias que daí advêm para as empresas e/ou para os formandos”.
A projeção para o ano que está em curso aponta para mais de 100 ações de formação a serem lecionadas, um número que deverá “atingir” cerca de 1.700 formandos e que, dessa forma, superará os 1.400 abrangidos em 2022, ano em que foram contabilizadas cerca de 95 ações de formação.
Com a renovação e modernização das instalações, o Cencal passar a ter ainda mais capacidade para dar resposta às necessidades de todos aqueles que procuram o Centro de Formação para melhorarem as suas capacitações. E numa data em que é cada vez mais importante ir ao encontro dos horários não tão comuns de empresas e/ou formandos, o Cencal promove formações todos os dias da semana (das 9 às 23 horas), bem como aos sábados. É mais uma forma de oferecer soluções a quem não tenha tanta disponibilidade quanto desejável.
E tal como diz o adágio popular, “se Maomé não vai à montanha, então a montanha vai a Maomé”. Que é como quem diz, o Cencal também vai às empresas. “Em 2023 pretendemos continuar a incrementar a nossa intervenção em três grandes eixos: formação intraempresa, formação interempresa e requalificação de desempregados, aumentando, assim, o número de ações de formação e de formandos”, concluiu Vera Fortes.