Sábado, Agosto 30, 2025
Sábado, Agosto 30, 2025

Serro Ventoso cria programa turístico de um dia para grupos

Data:

Partilhar artigo:

Vislumbrar o anfiteatro natural da Fórnea a 250 metros de altura, apreciar as obras de arte urbana no museu a céu aberto da pedreira do Codaçal, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta na Ecopista da Bezerra, observar a vista de tirar o fôlego para a vila de Porto de Mós no Miradouro de Chão das Pias ou visitar os Telhados de Água são apenas alguns dos motivos que fazem valer a pena uma visita à freguesia de Serro Ventoso.

Para não falar na gastronomia. O famoso galo é um dos responsáveis pelos milhares de visitantes que a freguesia recebe durante o ano. Há galo cozinhado para todos os gostos: “Feijoada de Galo”, “Arroz de Galo”, “Galo no Forno”, “Cabidela de Galo” ou até mesmo “Galo Bêbado”.

Mas não é só o galo que se come na freguesia. Há também os deliciosos queijos, os enchidos, o cabrito, o borrego, o azeite e o mel.

Região de Cister - Assine Já!

Foi a pensar em tudo isto, e porque visitar o concelho de Porto de Mós nunca esteve tanto na moda, que a Junta de Serro Ventoso criou um programa turístico de um dia para grupos que inclui visitas aos diversos pontos de atração e, como não poderia deixar de ser, a degustação da gastronomia típica. O convite é feito às autarquias de todo o País que queiram proporcionar aos idosos ou às crianças da sua comunidade uma programação na envolvente da Serra de Aire com tudo o que de melhor o turismo de natureza tem para oferecer.

“Todos os anos organizamos um passeio com a população idosa da nossa freguesia e este ano não vai ser diferente. No entanto, por já termos visitado tantas localidades distintas, estamos sem ideias para o próximo destino”, começa por avançar o presidente da Junta de Serro Ventoso. “Acredito que os meus colegas autarcas estejam com a mesma dificuldade e foi a pensar neles que desenvolvemos este projeto”, adianta Carlos Cordeiro, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“O conceito foi inicialmente pensado para a população sénior, mas é perfeitamente adaptável a crianças ou a outros grupos”, acrescenta.

Promover o património, o meio natural, a gastronomia e a produção local são os principais objetivos desta iniciativa que já tem tudo preparado para arrancar.

As inscrições estão oficialmente abertas. Aceitam-se grupos de, no máximo, 400 pessoas e de, no mínimo, 100. O “pacote” pode ou não incluir um almoço de convívio no Salão Paroquial servido pelo Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros, mas certamente que ninguém irá querer perder a oportunidade de provar o galo mais famoso da região ou, quem sabe, até mesmo do País. As excursões podem também incluir a vila de Porto de Mós, com uma visita ao castelo.

No fundo, o programa é adaptado ao “gosto do freguês”.

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!