O relógio marcava as 9 horas da passada segunda-feira quando os alunos puderam entrar no novo Centro Escolar de Alfeizerão. A obra arrancou em meados de 2019, e após vários impasses, foi finalmente concluída esta semana.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O ambiente era de festa, como o REGIÃO DE CISTER pôde testemunhar. Tendo em conta que se trata de uma obra importante para a vila e também para o concelho, a Câmara esteve representada em peso. Além de Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, também Inês Silva, vereadora da Educação e Investigação, Paulo Mateus, vereador do Património Municipal, e Paulo Araújo, chefe da divisão de Educação e Cultura do Município, marcaram presença na inauguração simbólica, onde também não podia faltar Leonel Ribeiro, presidente da Junta de Alfeizerão.
Com um orçamento cofinanciado de 2,5 milhões de euros (programa Centro 2020) – a autarquia suportou um investimento superior a 1 milhão de euros -, o estabelecimento de ensino é uma das etapas finais da Carta Escolar, documento estratégico para a requalificação da rede de escolas do concelho de Alcobaça.
O chefe do executivo municipal saudou todos os alunos que inauguraram a escola. “Espero que aproveitem bem este espaço, que o tratem da forma devida, não só para desfrutarem dele ao máximo como também para que os vossos colegas que vierem no futuro também tenham tudo em excelentes condições, como está agora. Estudem, divirtam-se e brinquem muito, é o que vos desejo, e lembrem-se de respeitar sempre os professores, que são vossos grandes amigos”, salientou Hermínio Rodrigues.
No final da visita, o presidente da Câmara de Alcobaça, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, sublinhou a importância do novo Centro Escolar de Alfeizerão. “É uma obra capaz de dar resposta a toda a comunidade educativa. Tal como sempre preconizámos, a Câmara de Alcobaça, em todas as suas áreas de atuação, pretende que os seus munícipes sejam cada vez mais felizes. Neste caso, e porque estamos a falar de educação, que é um dos pilares da nossa sociedade, estamos na presença de uma escola que está totalmente capacitada para desenvolver as boas-práticas educativas, à imagem do que também acontece noutras escolas do concelho”, reforçou o edil, que acrescentou que a autarquia está a trabalhar na requalificação da Escola Frei Estêvão Martins, em Alcobaça, e no futuro Centro Escolar de Pataias.
O Centro Escolar de Alfeizerão comporta um espaço de cerca de 9 mil metros quadrados, tem oito salas de aula e capacidade para 192 alunos. O espaço engloba também campo de jogos, pátio exterior, recreio interno, biblioteca, refeitório, balneários e uma zona para horas pedagógicas.
“Estamos muito orgulhosos por termos este Centro Escolar com condições de excelência. Alfeizerão ficou muito mais rico”, disse Leonel Ribeiro, presidente da Junta de Alfeizerão, ao REGIÃO DE CISTER.
Pode, pois, dizer-se foi o primeiro dia do resto da vida dos alunos no Centro Escolar de Alfeizerão.