Os ‘manos’ Diogo – enquanto jogador – e Tiago Rafael – enquanto treinador adjunto – sagraram-se, este domingo, campeões nacionais da 1.ª Divisão de hóquei em patins ao serviço do Benfica.
No jogo 4 da final do ‘play-off’ do campeonato nacional, realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, os encarnados, que já estavam na frente da eliminatória (2-1), voltaram a levar de vencida o conjunto verde e branco (3-1) e, dessa forma, chegaram ao 24.º cetro nacional da sua história.
Gonzalo ‘Nolito’ Romero adiantou os leões no marcador, logo aos 5 minutos, mas um bis de Gonçalo Pinto (10 e 22′) levou as águias em vantagem para o intervalo.
Na etapa complementar, e pese embora todas as tentativas do Sporting para que a história do jogo (e do campeonato…) fosse outra, foi o Benfica que voltou a marcar, desta feita por intermédio de Lucas Ordóñez (33′), ficando o conjunto orientado por Nuno Resende a um ‘patim e meio’ da conquista do campeonato.
O resultado do dérbi não mais se alterou até final e, dessa forma, o Benfica colocou fim a um ‘jejum’ que já durava desde a época 2015/2016, altura em que os encarnados tinham vencido a competição pela última vez.
Diogo Rafael, que envergou a braçadeira de capitão e levantou a taça no final da partida – em plena pista do Pavilhão João Rocha, em Alvalade -, e Tiago Rafael, ambos naturais de Turquel, estão, pois, de parabéns por mais este feito alcançado nas suas carreiras. Os ‘manos’ turquelenses continuam a dar cartas na elite do hóquei em patins nacional.