Tânia Galeão não escondeu o orgulho pelo desfecho do evento solidário que o Instituto Educativo do Juncal (IEJ) levou a cabo, no passado dia 25 de novembro (sábado), e permitiu angariar uma tonelada de alimentos. “Demonstrámos que somos muito mais do que uma escola. Esta iniciativa que promovemos provou que o IEJ está também ao dispor da comunidade e tem uma enorme vertente solidária”, sublinhou a diretora pedagógica daquele estabelecimento de ensino.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A ideia passou da teoria à prática e, em parceria com a TVI, o IEJ organizou um jogo de futsal solidário que contou com a participação de vários antigos concorrentes de reality shows da referida estação televisiva.
Com os apoios da Câmara de Porto de Mós e do “Mikas” (um palhaço que tem como mentor Miguel Leitão, antigo aluno do IEJ), o evento foi um sucesso e levou às instalações do referido estabelecimento de ensino juncalense cerca de 800 pessoas.
Na ocasião, a única premissa para assistir ao jogo solidário que reuniu vários nomes que num passado recente foram os rostos dos concursos televisivos Big Brother e Triângulo, era a oferta de bens alimentares. E a verdade é que a iniciativa revelou-se um sucesso, uma vez que foi angariada cerca de uma tonelada de alimentos, maioritariamente arroz, massa, farinha, grão-feijão, salsichas, atum e cereais.
Todos os bens angariados irão agora ser doados pelo IEJ a três IPSS do concelho de Porto de Mós – Rodas D’Aço, Centro Paroquial de Assistência do Juncal e Conferência S. Vicente de Paulo da Calvaria.
Estes números, tanto relativamente ao número de pessoas presentes no jogo solidário (que decorreu no pavilhão do IEJ), como também aos alimentos doados, deixaram a diretora pedagógica da escola de coração cheio.
“Estou extremamente feliz com a adesão que tivemos. O IEJ tem também esta responsabilidade social e, como já aconteceu noutras ocasiões, nunca podemos deixar de fazer o que está ao nosso alcance para ajudar quem mais precisa. Foi isso que pretendemos com este evento, que acabou por ser um sucesso, e estou em crer que podemos, no futuro, realizar novas iniciativas que possam servir para ajudar estas e outras instituições do concelho de Porto de Mós que tanto fazem diariamente pela nossa comunidade”, vincou Tânia Galeão.
Os objetivos foram totalmente cumpridos, mas apesar da missão solidária (que era, realmente, o mais importante do evento) houve também tempo para muita diversão. Não só durante o jogo de futsal – que terminou empatado, mas cujo resultado final era, em bom rigor, tudo menos importante -, mas também durante toda a tarde. Porque houve momentos de tremenda interação e convívio entre a comunidade escolar e todos aqueles que participaram no jogo e que, num passado não muito longínquo, “entravam” nas casas daquelas pessoas via… televisão.
As participantes nos referidos reality shows que não “foram a jogo” fizeram questão de ajudar em toda a logística da recolha dos alimentos.