O ponto 3 da Ordem de Trabalhos da sessão ordinária da Assembleia Municipal dizia respeito a um pedido de apoio da freguesia do Bárrio. No caso concreto, em cima da mesa estava o investimento que a Câmara de Alcobaça vai realizar na requalificação do campo do Pinhal Fanheiro.
O ponto foi aprovado com 19 votos a favor, com os deputados da bancada do PS a optarem pela abstenção. José Canha, um dos socialistas que tomou a palavra para abordar a questão – tal como, de resto, aconteceu com Eugénia Rodrigues -, explicou a decisão de voto: “A nossa abstenção não é contra a substância, é relativamente aos procedimentos e ao desrespeito que houve pela Assembleia Municipal por não ter havido uma explicação em tempo oportuno de como as coisas eram.”
As críticas dos deputados do PS incidiram, essencialmente, sobre a ausência de documentação com as devidas explicações do protoloco entre Câmara de Alcobaça, Junta do Bárrio e Ginásio de Alcobaça, sendo que, nesse sentido, o presidente da autarquia foi instado a pronunciar-se sobre os objetivos pretendidos para esta aposta.
Nesse momento da discussão, Hermínio Rodrigues justificou o investimento com a necessidade de dotar o Ginásio de melhores condições para a sua formação, mas também falou nos demais utilizadores da referida zona desportiva. O campo do Pinhal Fanheiro, espaço que é da Junta do Bárrio e cuja colocação do relvado vai ter o apoio da Câmara de Alcobaça, “vai permitir a melhoria de condições para os atletas da formação do Ginásio, mas também será utilizado por uma quantidade de jovens daquela zona, como Bárrio, Cela, Vestiaria, entre outras, que passarão a ter um espaço desportivo de qualidade”, sublinhou.
A finalizar, o social-democrata também não deixou de explicar a razão pela qual o campo vai ser remodelado e não construído de novo: “No nosso programa eleitoral tínhamos a requalificação dos espaços desportivos e é isso que vamos fazer no Bárrio. Tal como, de resto, já fizemos em Turquel e na Benedita.”